O vereador fez uso da fala no final da reunião e destacou a importância da população definir as áreas que poderão atender e respeitar a história e os costumes da localidade.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na manhã de ontem, segunda, 15, o vereador Sid Orleans se deslocou ao distrito de Abunã para participar de uma audiência pública, promovida pelo Movimento doa Atingidos por Barragens – MAB, para mais uma vez discutir com as autoridades e a população acerca da reconstrução do Distrito atingido com a enchente do início deste ano.
Participaram da audiência representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, bem como a Secretaria de Planejamento, representada pelo secretário Jorge Elarrat e engenheiros que compõem a Coordenadoria de Defesa Civil Municipal.
“Fiquei feliz em ver mais de 200 pessoas reunidas defendendo os seus direitos de atingidos porque Abunã está na nossa história e não pode se apagar pela inoperância das autoridades do Executivo que caminham a passos de tartaruga”, explica o Parlamentar.
Durante a reunião ficaram acertadas algumas situações como a de um novo levantamento sócio econômico para a inserção de famílias que, mesmo tendo as suas casas inundadas, não foram consideradas no primeiro relatório da Defesa Civil.
“Muita gente da margem direira da BR foi atingida, inclusive a própria escola que deixou de funcionar como abrigo na época da enchente porque também foi afetada mas eu não tenho nenhuma dúvida quanto ao interesse e comprometimento da Defasa Civil em ampliar o trabalho e atender às famílias”, destaca Orleans.
O vereador fez uso da fala no final da reunião e destacou a importância da população definir as áreas que poderão atender e respeitar a história e os costumes da localidade.
“A minha luta desde o início, quando fizemos o relatório para dar suporte ao Baixo Madeira, é fazer o Executivo desapropriar ou adquirir áreas que sejam apontadas pela própria comunidade; sinto que esta é a primeira coisa a ser feita no caso de Abunã para que a Prefeitura e Estado possam tomar providências, o processo realmente andar, se tornando realidade e eu vou oficializar o pedido”, diz o Vereador.
Segundo Orleans, uma outra reunião foi feita há praticamente 5 meses atrás com a presença do Parlamentar e aproximadamente 50 pessoas que indicaram algumas áreas como a do Big Brother, Vila da Penha, Fazenda santa Carmem, outra nas imediações da balsa, em Aliança, dentre outras.
“Agora precisamos de uma reunião ampliada para que algumas localidades sejam votadas, eleitas e o processo para adquirir tais áreas seja deflagrado, finaliza o Edil.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!