Selfie durante voto pode dar ao eleitor dois anos de cadeia

Selfie durante o voto está proibido e eleitor pode pegar até dois anos de detenção

Selfie durante voto pode dar ao eleitor dois anos de cadeia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

De olho no eleitorado midiático, o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) divulgou um alerta quanto ao uso de celulares, smartphones e tablets na hora da votação.
A Legislação Eleitoral proíbe o eleitor de portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.
A proibição abrange também os ambientes virtuais e redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter e outros. Com o avanço da tecnologia e da internet móvel, o selfie é registrado em tempo real para milhares de pessoas em suas fanpages.
Na hora da votação o eleitor não será submetido à vistoria, porém aqueles desrespeitarem a legislação estarão sujeitos até dois anos de detenção.
A recomendação da Justiça Eleitoral é para que os eleitores deixem o aparelho celular ou outros equipamentos eletrônicos próximo ou na responsabilidade dos colaboradores ou mesários responsáveis pela seção eleitoral.
Caso os mesários flagrem algum eleitor fotografando o voto, a orientação é que o episódio seja registrado em ata, com a devida identificação do eleitor. Após o procedimento inicial, o juiz eleitoral deverá comunicar o fato ao Ministério Público Eleitoral para instauração de inquérito.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS