Fecharam o mês de junho com 190 casos e isto representa um aumento de mais de 200% quando comparamos aos 60 casos no mês de março deste ano”, explica o parlamentar.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Baixo Madeira que há muito tempo não via malária grave, está com 18 casos de malária do tipo falcíparum no mês de junho, o que representa um aumento de 1800% já que nos meses que antecederam as enchentes, dezembro e janeiro, praticamente não existia casos deste tipo da doença, segundo o vereador Sid Orleans.
O secretário Domingos Sávio informou para o vereador que as ações da malária foram prejudicadas por falta de óleo dois tempos.

”Agora eu pergunto como a prefeitura, com mais de um ano e meio de gestão, não consegue licitar óleo, deixando os agentes de endemias sem cumprir a programação de controle de malária, expondo a população ao aumento do número de casos e ainda casos de malária do tipo falciparum, a forma grave da doença, desabafa o vereador.
“A malária nunca foi erradicada no Baixo Madeira, mas os casos sempre eram em torno de cinquenta casos ou menos.
Fecharam o mês de junho com 190 casos e isto representa um aumento de mais de 200% quando comparamos aos 60 casos no mês de março deste ano”, explica o parlamentar.
O legislador informou que a prefeitura, até o momento, não tomou providências para a reposição dos agentes de endemias que foram contratados pelas Usinas e retirados pela expiração dos contratos e nem substituiu os servidores públicos que faleceram ou pediram exoneração por terem passado em outros concursos públicos, o que fere a lei municipal.
“Hoje o Joana Darc está entregue às baratas porque nem o servidor que faleceu foi substituído, finaliza Orleans.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!