ANTECIPADO - Jurandir Bengala é eleito novo presidente da Câmara

Ao justificar seus votos, alguns vereadores deixaram claro que concordam com o nome de Bengala para a Presidência, mas não vão aceitar que a eleição do petista seja uma manobra para salvar as contas do ex-prefeito Roberto Sobrinho.

ANTECIPADO - Jurandir Bengala é eleito novo presidente da Câmara

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante sessão ordinária na tarde desta segunda-feira (28) no plenário da Câmara de Vereadores foram eleitos os vereadores Jurandir Bengala (PT) e Macário Barros (PSB), como presidente e vice-presidente da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2015/2016. Jurandir recebeu 17 votos. Os vereadores Leo Moraes (PTB) e Everaldo Fogaça (PTB) apresentaram votos contrários. A vereadora Ellis Regina (PC do B) estava ausente e Edmilson Lemos (PSDB) se absteve.
Ao justificar seus votos, alguns vereadores deixaram claro que concordam com o nome de Bengala para a Presidência, mas não vão aceitar que a eleição do petista seja uma manobra para salvar as contas do ex-prefeito Roberto Sobrinho.
“Votei a favor, apesar de não concordar com o termo Chapa de Consenso. Para mim, consenso seria, caso o vereador Leo Moraes fosse eleito como membro da Mesa. Mesmo assim, Bengala tem o meu apoio, mas já deixo avisado que se as contas do ex-prefeito vierem para a Câmara com o encaminhamento de reprovação pelo Tribunal de Contas, irei votar a favor da Corte de Contas”, disse Aélcio.
Edemilson Lemos não quis polemizar e justificou seu voto pela coerência. “A Executiva do meu partido não gosta do PT e pediu que votasse contra a chapa. Mas não votei contra porque não sou contra o vereador Bengala. Aqui a gente vota em pessoas e não em partidos”, disse ele.
O discurso mais duro, porém, foi do ex-presidente da Casa, Eduardo Rodrigues (PV). Para ele, a Câmara precisa esquecer a gestão passada e a pessoa de Roberto Sobrinho. “Quando as contas aqui chegarem, não terei problema em dar meu voto sim ou não. A população inteira vai saber em quem votei, por isso acho desnecessária essa tese essa discussão em torno das contas do ex-prefeito”, criticou.
O presidente da Casa, vereador Alan Queiroz (PSDB), foi enfático em seu discurso declarando que não votou no PT e sim no vereador Jurandir. “Bengala tem o respeito de todos desta Câmara. Não foi unânime mas democracia é assim. Não tenho nenhum compromisso com o PT para aprovar as contas do ex-prefeito Roberto. Nunca, nunca nenhum vereador apresentou qualquer proposta desse tipo. Se as contas chegarem agirei em conformidade e não por conchavos”, garantiu Alan.
Após a votação em que saiu vitorioso e de ouvir as justificativas dos vereadores Bengala foi abraçado por seus pares e aplaudido pelos amigos, assessores e simpatizantes que lotaram as galerias do plenário e agradeceu a todos pela confiança. “Só se faz bem aquilo que se gosta. Tenho o maior prazer de ser político. Meu celular é ligado 24 horas. Em Jacy onde moro as portas da minha casa estão abertas a qualquer hora. Fui eleito pelo povo e honro meu mandato. Jamais farei algo para envergonhar minha família e a população”, disse.
O vereador esclareceu ainda que sua eleição não teve envolvimento de ninguém do partido dos trabalhadores ou da base aliada do prefeito Mauro Nazif (PSB). “Estou nessa casa há cinco anos e quatro meses. Tenho muito a aprender. Quero ter sempre humildade. É a maior qualidade que um homem ou uma mulher podem ter. Quero contar com o apoio dos meus pares para isso”, finalizou Jurandir.
Além da eleição, a Câmara apreciou sete matérias, dentre elas, quatro vetos do prefeito Mauro Nazif aos projetos do Legislativo, e três projetos em primeira votação. A eleição foi o último item da pauta.
No Expediente também foi apresentada a palestra do engenheiro eletricista e Segurança do Trabalho, Paulo Cesar de França, membro da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas do Estado de Rondônia.
Ele falou sobre a questão do alvará de localização e funcionamento de caráter técnico, estabelecido na Lei Complementar nº 53-A que é expedido pelo município, mas que não possui assinatura de um engenheiro eletricista.
A nova composição da Mesa ficou definida assim:
Jurandir Bengala (presidente)
Macário Barros (vice-presidente)
Cláudio da Padaria (2º vice-presidente)
Ana Maria Negreiros (1ª secretária)
Edmo Dim Dim (2º secretário)
Chico Lata (3º secretário)
Vetos e projetos aprovados
I – Apreciação do VETO INTEGRAL aposto pelo Executivo Municipal ao Projeto de Lei Complementar nº 691/2013, de autoria do Vereador Sid Orleans, que “Altera o artigo 8º da Lei Complementar nº 449 de 09 de abril de 2012”. – Veto derrubado por 15 votos favoráveis e 5 ausências
II – Apreciação do VETO PARCIAL aposto pelo Executivo Municipal ao Projeto de Lei Complementar nº 701/2013, de autoria do Executivo Municipal, que “Dispõe sobre o funcionamento e atribuições do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Conselhos Tutelares e do Fundo Municipal, na Política Municipal de Garantia e Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente e dá outras providências”. – Veto mantido por 14 favoráveis e 6 ausências
III – Apreciação do VETO INTEGRAL aposto pelo Executivo Municipal ao Projeto de Lei nº 2.920/2013, de autoria do Vereador Cláudio da Padaria, que “Dispõe sobre a alocação de 20% (vinte por cento) de toda a dotação orçamentária destinada a serviços de Publicidade e Propaganda, a ser utilizada em campanhas de caráter exclusivamente educativas e dá outras providências”. –Veto derrubado por 13 votos favoráveis e 7 ausências
IV – Apreciação do VETO INTEGRAL aposto pelo Executivo Municipal ao Projeto de Lei nº 3.008/2013, de autoria do Vereador Pastor Delso Moreira, que “Dispõe sobre o atendimento preferencial e obrigatório ao idoso nos diferentes níveis de atenção a saúde e dá outras providências”. – Veto rejeitado por 12 votos favoráveis e 8 ausencias de plenário
V – Primeira Discussão e Votação do Projeto de Emenda a Lei Orgânica nº. 119/2014, de autoria de 1/3 dos Membros da Câmara (Vereador José Wildes), que “Altera a redação dos artigos 41 e 177 da Lei Orgânica do Município de Porto Velho”. – Adiada para próxima sessão ordinária
VI – Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei Complementar nº. 712/2014, de autoria do Executivo Municipal, que “Institui o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR”. – Aprovado por 14 votos favoráveis e seis ausências
VII – Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº. 2.941/2013, de autoria da Vereadora Ana Maria Negreiros, que “Institui a obrigatoriedade da admissão, pela porta da frente dos veículos do sistema de transporte público coletivo do Município de Porto Velho, aos passageiros idosos e portadores de necessidades especiais, e dá outras providências”. – Aprovado por 14 votos favoráveis e seis ausências
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS