Deputada Epifânia Barbosa participa de audiência pública sobre a redução da maioridade penal

Deputada Epifânia Barbosa participa de audiência pública sobre a redução da maioridade penal

Deputada Epifânia Barbosa participa de audiência pública sobre a redução da maioridade penal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segundo levantamento do Conanda, menos de 1% dos crimes de latrocínio e homicídio é cometido por adolescentes. Mas, quando ocorrem, esses casos chamam a atenção da mídia e da sociedade

Audiência pública para discutir o tema “Redução da maioridade penal” solicitada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rondônia (Comdeca) aconteceu na manhã desta quinta-feira,10 de outubro, na Assembleia Legislativa de Rondônia, com a participação da deputada estadual Epifânia Barbosa, dentre outras autoridades e convidados.

De acordo com a parlamentar a audiência é muito importante por colocar Rondônia num debate que ocorre nacionalmente. “Temos um sistema de segurança e prisional, não apenas aqui, mas em todo o Brasil, totalmente falido, pois não consegue trazer para os adultos as questões da ressocialização, e os nossos adolescentes que cometeram atos infracionários, também estão locados num sistema de internação, cuja maioria destes jovens não tem acesso às medidas socioeducativas” explicou em seu pronunciamento.

Para Epifânia, é primordial a revisão de determinadas questões como a garantia dos direitos dos adolescentes antes de reduzir a maioridade penal. Em Rondônia cerca de 30% de jovens em idade escolar não têm acesso à educação. Outras atividades extra-escolares da chamada educação integral, também não são oferecidas. O sistema atual para este menor infrator não atende o determinado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e por consequencia, reduzir à maioridade penal vai contribuir para o aliciamento destes jovens pelos bandidos já adultos acarretando no aumento da insegurança e da violência.

“Precisamos resolver o que está estabelecido para os poderes Executivo, Judiciário, e Legislativo. Que possamos cumprir o efetivamente determinado para então pensarmos se temos por que mudar o quadro legislativo para atender estas ações” alerta a deputada. “Pela sua complexidade o tema tem chamado atenção da mídia e da sociedade. E nesta audiência pública tivemos a oportunidade abordar argumentos favoráveis e contrários. Sabemos que o tema é polêmico e por isso é importante debatermos o assunto com mais profundidade”.  Epifânia finalizou lamentando mais uma vez a ausência do Governo Estadual, assim como a ausência da Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança.

Além da deputada Epifânia, a audiência contou ainda com a presença do presidente da ALE/RO, deputado Hermínio Coelho – autor da propositura e do juiz Flávio Augusto Fontes de Lima, de Recife (PE), que ministrou palestra sobre a redução da maioridade penal e suas implicações.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS