Aprovado projeto de defesa ao usuário do serviço público

Aprovado projeto de defesa ao usuário do serviço público

Aprovado projeto de defesa ao usuário do serviço público

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto  Velho - Rondônia - O morador de Porto Velho acaba de ganhar um instrumento para fazer valer seus direitos como cidadão na qualidade de usuário dos serviços públicos municipais. É que a Câmara Municipal aprovou projeto de lei, de autoria do vereador Edemilson Lemos de Oliveira, que dispõe sobre proteção e defesa do usuário do serviço público de Porto Velho.

 

Na prática, a lei estabelece normas de proteção e defesa aos usuários dos serviços prestados pelos órgãos que compõem toda a administração pública. E ainda serviços prestados por empresas particulares e outras mediante concessão , permissão, autorização ou outra forma de delegação feita por ato administrativo,contrato ou convênio. A lei se aplica a particulares somente no tocante ao serviço público delegado.

 

A lei defende o usuário de todos os direitos na relação com a municipalidade. Entre eles, o da informação e da qualidade dos serviços. É garantido, inclusive, atendimento pessoal por telefone ou outra via eletrônica e até de informações econômicas do município. A defesa do, no caso, consumidor, é extensa. Trata de todos os pormenores dos direitos à qualidade, passando pelo controle adequado, do processo administrativo e da política municipal na prestação de serviços etc.

 

Na Justificativa, o vereador destaca que muito se tem discutido sobre a qualidade dos serviços executados pela prefeitura. “A eficiência, pelo senso comum, deveria ser sempre fator determinante para atuação da máquina administrativa, mas na prática tem revelado inquinada dissonância.”

 

Para Edemilson, o princípio da eficiência pode ser definido como aquele que impõe direta e indiretamente à administração pública a feitura do bem comum por meio de suas competências de forma imparcial, transparente, participativa e sem burocracia. “Os serviços públicos em geral estão a serviço do cidadão e devem orientar e pautar a sua ação de acordo com os princípios de qualidade, da confiança, da simplicidade e da responsabilidade, tendo o cidadão como cliente singular e especial”, entende o vereador.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS