A deputada Glaucione Rodrigues (PSDC) apresentou à mesa diretora da Assembleia Legislativa indicação ao Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesau), para que seja revista a questão do pagamento do adicional de insalubridade aos profissionais de saúde que atuam no Hospital Regional de Cacoal. A parlamentar disse que a legislação não está sendo cumprida para esses servidores, que não recebem o benefício.
Em sua justificativa, Glaucione Rodrigues explicou que o Hospital Regional de Cacoal conta com cerca de 800 funcionários, tem aproximadamente 160 leitos, sendo 18 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Os profissionais que atuam no hospital são dignos de receber o adicional de insalubridade, porque além de estarem amparados por lei, convivem com riscos biológicos diários para salvar vidas”, destacou.
Ainda de acordo com a deputada Glaucione Rodrigues, as estatísticas demonstram que os servidores do Hospital Regional de Cacoal se empenham ao máximo para cumprir suas funções. Foram realizados no mês de abril deste ano mais de dois mil atendimentos diversificados, 294 cirurgias e 526 internações.
Glaucione ainda citou a Lei Complementar nº 68, que em seu artigo 88 determina o seguinte: “Os servidores que trabalharem, habitualmente, em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional nos percentuais de 10%, 20% e 40% sobre o vencimento do cargo efetivo, nos termos da Lei”.
Utilidade pública: A deputada Glaucione Rodrigues também apresentou projeto de lei destinando o título de utilidade pública para a Associação Rural dos Goianos, com sede em Cacoal. Ela explicou que a entidade, sem fins lucrativos e econômicos, tem como objetivo promover a defesa dos direitos sociais e culturais dos filiados, desenvolvendo projetos de inclusão social. A associação está localizada à Linha 15 A, km 70. A diretoria tem investido no desenvolvimento de tecnologias de produção e assistência técnica, além de compras coletivas de insumos destinados à produção dos associados.