O candidato Lindomar Garçon (PV), da coligação Por Amor a Porto Velho, participou nesta segunda-feira (24), de um debate no Colégio Classe A e de entrevista no programa A Hora do Povo, na rádio Rondônia FM. Nas duas ocasiões ele teve a oportunidade de apresentar parte de seu plano de governo. No Classe A, o candidato ainda esclareceu informações incorretas repassadas por seus concorrentes, de que ele teria destinado uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para o Estado de Minas Gerais.
Nos dois minutos de considerações finais, um dos candidatos pediu aos deputados federais que destinem emendas para Porto Velho, e não para Minas Gerais. Quando lhe foi concedida a palavra, Lindomar Garçon explicou que seus adversários falam constantemente desta suposta emenda. “Isso é uma mentira. Não destinei emendas para Minas Gerais, como prova esta declaração do Ministério do Turismo”, disse Garçon, mostrando o documento autenticado.
O candidato ainda pediu direito de resposta através de sua assessoria jurídica, mas por unanimidade as coordenações de campanha dos demais candidatos consideraram que o pedido não deveria ser concedido. Lindomar Garçon entregou cópia autenticada do ofício do Ministério do Turismo à direção do Colégio Classe A e também aos setores da imprensa que acompanhavam o debate dos candidatos.
Lindomar Garçon tem sido constantemente atacado por adversários, mas afirmou que não atacará ninguém, porque usará todo o seu tempo para mostrar suas propostas de campanha. Recentemente o pai do candidato, Adão José Alves, de 66 anos, foi gravado seu autorização. Um homem ficou conversando com ele tentando convencê-lo a falar mal de Garçon, mas não conseguiu. No último final de semana, fotos dele que estavam em cavaletes em canteiros centrais de avenidas foram furadas.
No debate no Colégio Classe A, Lindomar Garçon respondeu a uma pergunta da aluna Clarice Botelho, do 3º ano. Ela perguntou sobre seus planos e metas para o esporte. O candidato explicou que já foi encontrada a área para as obras de um espaço reservado para esporte e lazer, onde funciona atualmente o Aeroclube. O local comporta um estádio e também um local para a prática de diversos esportes.
“Quando eu era deputado federal, destinei uma emenda de R$ 50 milhões para a construção de um centro de lazer e esporte, mas faltava justamente a área para a construção. Agora a área apareceu, felizmente. Também pretendo revitalizar os Cedels, que hoje estão abandonados, oferecendo mais opções de esporte e lazer para a comunidade”, disse Lindomar Garçon.
No programa A Hora do Povo, apresentado pelo jornalista Maurício Calixto, respondendo a uma pergunta, Lindomar Garçon afirmou que não acredita muito em pesquisas, porque os institutos de Rondônia geralmente são ligados a candidatos. Ele afirmou que leva sempre em consideração a pesquisa do Ibope, contratada por afiliadas da Rede Globo, por considerar que o instituto tem maior credibilidade, por ser de fora de Rondônia. “Os demais institutos geralmente dão resultados muito diferentes”, destacou.
Na entrevista, Lindomar Garçon afirmou que dará continuidade a todas as obras paralisadas, principalmente as dos viadutos. Ele também afirmou que levará atendimento na área de saúde à área rural e às comunidades ribeirinhas. O candidato também assegurou que construirá o hospital municipal, mas explicou que seu funcionamento acontecerá em parceria com o governo do Estado.