Aluízio Vidal, candidato a prefeito pelo Partido Liberdade e Socialismo (PSOL), apresentou suas propostas de governo na noite de ontem,13, durante a Semana de Cidadania e Política da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (GLOMARON).
O candidato do PSOL estava acompanhado pelo seu vice, professor Marto. Aluízio Vidal expôs suas ideias e projetos para setores cruciais da capital como agricultura, transporte coletivo, trânsito, saúde, educação, turismo, lazer, esportes e infraestrutura. Aluízio prometeu também melhorar a atenção aos distritos em todas as áreas de atuação da administração pública.
Sobre agricultura, Vidal defendeu a criação da agricultura familiar nos distritos, e disse que a prefeitura tem um papel muito importante nesse processo, devendo promover o financiamento e dar assistência técnica e socioambiental, em parceria com os governos estadual (EMATER, SEAGRI) e federal (INCRA, Ministério do Desenvolvimento agrário - MDA), valorizando dessa forma o produtor.
“Precisamos criar e incentivar as pequenas agroindústrias, dando condições aos pequenos produtores e desburocratizando o sistema de financiamento e, inclusive, com fornecimento de insumos básicos", enfatizou Aluízio Vidal.
Entre as proposta para melhorar o trânsito da capital, o candidato pretende quebrar o monopólio do transporte coletivo e abrir novas concessões para empresas de transporte coletivas para atender a população que circula nos centros comerciais da Zona Leste, Zona Sul e Centro, sem a necessidade do cidadão ter que se deslocar para outros setores da cidade.
Segundo Vidal, isso só será possível através da criação de novas linhas de ônibus. “Esse atendimento deverá ser de excelente qualidade, com ônibus novos, inclusive adequados aos deficientes físicos, para o atendimento da população tanto urbana, quanto a rural”, explicou o candidato.
Ainda sobre o desafogamento do trânsito, entre outras propostas, Vidal defendeu a ampliação das artérias, ou seja, das principais vias de grande circulação de trânsito para permitir o fluxo livre de veículos, modernizar a sinalização (luminosa, faixas e placas), visando melhorar o acesso da população, principalmente com relação aos pedestres, construção de ciclovias, criação de faixa exclusiva para ônibus.
Com uma plateia atenta, Aluízio Vidal expôs suas propostas para melhorar a saúde pública da capital, criando de novos postos de saúde em pontos estratégicos de grande concentração com estrutura modernizada.
Investir na reestruturação das policlínicas, dotando-as de estrutura física e técnica (laboratórios, raios-x) com técnicos, enfermeiros e médicos especializados em cada área para atendimento de pequenas intervenções como cirurgias mais simples; laboratórios especializados, e internações de curto prazo.
Para qualificar a educação, pretende criar um modelo de escola dotada de infraestrutura que garanta o funcionamento integral. Essas escolas serão localizadas nas principais regiões geográficas de Porto Velho e distritos - escolas polos de integração – esta escola servirá como Centro Cultural do bairro. Em princípio, serão criadas poucas escolas, mas na medida em que o projeto se consolide, expandiremos para todas as escolas, inclusive as de distritos e polos rurais, explicou Aluízio. Outro ponto debatido foi a criação de creches em bairros de maiores concentrações populacionais, bem como nas sedes dos distritos.
Sobre o turismo na capital, Aluízio vai fazer o levantamento do potencial turístico de Porto Velho, através de pessoal especializado, para identificar os pontos turísticos existentes no município, levando em conta a paisagem histórica (complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré), ecológico (cachoeiras, rios, florestas, etc). Além de buscar parcerias com agentes financeiros para possibilitar a abertura de linhas de financiamento voltada ao turismo.
O candidato do PSOL falou ainda sobre apoio às práticas esportivas, revitalização as áreas verdes existentes, adequando-as para a prática de caminhadas, esportes coletivos e parques infantis, criar espaços públicos integrados de vivência onde a comunidade, além da prática de esporte, caminhada e exercícios físicos, possa expressar suas aptidões artísticas, elaborar e executar o calendário desportivo do município.
Para o candidato o princípio de todas essas propostas dar-se-á a partir da “valorização do ser humano, peça chave e imprescindível para o progresso e o desenvolvimento de qualquer cidade”, finalizou Aluízio.
Ao final da apresentação, Aluízio Vidal, elogiou a iniciativa da GLOMARON e agradeceu a Maçonaria pela oportunidade de apresentar seu plano de governo a pessoas tão importantes.