Cidade nova, zona sul de Porto Velho. Numa rua escura, iluminada por apenas uma lâmpada entre tantos postes, um grande grupo de pessoas espera a chegada do futuro prefeito. São jovens dispostos a ouvir as palavras de Mario Português.
Entre os eles está Tiago Brandão de 17 anos. O garoto ainda cursa o ensino médio e já se preocupa com o futuro. Quer ser agrônomo, mas não vê possibilidade por falta de condição financeira.
Tiago, assim como tantos outros jovens, tem dificuldade para conseguir o primeiro emprego por falta de qualificação e experiência. Aliás, foi justamente isso que ele perguntou a Mario Português: “O que o senhor pode fazer para ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho”?
“Na vida a gente consegue realizar os sonhos se corremos atrás do que queremos. Não é fácil, existem lutas, trabalho, mas se formos persistentes alcançaremos a vitória. Foi assim na minha vida”. Mario contou ainda que não teve infância nem juventude, passou os melhores anos de sua vida trabalhando para ajudar no sustento da mãe e irmão.
Português afirmou às moças e rapazes presentes que vai firmar parcerias para a implantação de novos cursos técnicos, voltados ao público jovem. Disse ainda que pretende trabalhar em conjunto com o SENAC e SENAI para ampliar as vagas de cursos disponíveis no mercado.
Mario disse ainda que vai incentivar empresas e indústrias a contratar estagiários, cursando o ensino médio como uma forma de garantir experiência ao jovem. “Considero que essa seja uma forma eficiente de ajudar a todos. O jovem ganha experiência, recebe um salário e ainda continua em sala de aula aprendendo a cada dia. E as empresas ganham com a vontade de aprender, a jovialidade, força de vontade e disposição desses meninos”.
O candidato disse ainda que vai atrair novas empresas para a capital, com isso o mercado de trabalho vai exigir, cada dia mais, pessoas qualificadas para ocupar a grande demanda.
Mario Português manifestou preocupação também com o lazer dos jovens de Porto Velho. Para ele não basta incentivar o estudo, trabalhar e qualificar-se, se não há opção de lazer para aliviar as tensões do dia-a-dia.
“Canso de ver acidentes com jovens bêbados pelas madrugadas, correndo de carro ou de moto. Isso não pode acontecer e o poder público também é responsável por isso. Na minha gestão vocês terão parques, áreas verdes, campos de futebol, centros comunitários para se divertir. Podem acreditar, com Mario Português os jovens de Porto Velho terão o que fazer e para onde ir nos finais de semana”.
Pontos do Plano de Governo para Cultura, Esporte e Lazer
- Abrir espaço para as mais diferentes manifestações culturais, incentivando
através de convênios a realização de festas regionais tais como o boi-bumbá, as quadrilhas juninas, as festas dos santos nas comunidades ribeirinhas, as festas em celebração das colheitas e tantas outras.
- No setor do esporte, igualmente dar sequência às iniciativas que se mostraram adequadas e agir de modo especial nas escolas da rede municipal de ensino, com a multiplicação do número de quadras poliesportivas, cobertas ou não.
- Investir nos atletas de ponta da cidade, nas mais diferentes modalidades, para que possam representar o município em competições nacionais, estaduais ou intermunicipais.
- Promover competições esportivas entre bairros.
- Instalar academias de ginástica ao ar livre na zona leste, no centro e na zona sul de Porto Velho, guarnecendo-as técnicos em educação física, para que toda a população da cidade possa se exercitar e adquirir melhores condições físicas.
- No setor do lazer, fazer um real levantamento das praças, canchas e quadras,
ginásios esportivos das escolas, pistas de caminhada e dos equipamentos
existentes, avaliando suas condições de uso e necessidade de reparos, melhorias, benfeitorias.