ELEIÇÕES - Nível de escolaridade dos candidatos em Porto Velho é um dos menores dos estados amazônicos

São 25 candidatos sem instrução fundamental em um total de 427 candidatos a vereadores, o que dá um total percentual de 6,089% possíveis vereadores com instrução mínima.

ELEIÇÕES - Nível de escolaridade dos candidatos em Porto Velho é um dos menores dos estados amazônicos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O grau de escolaridade dos candidatos deve ser um dos principais requisitos na hora do eleitor escolher que vai representar sua cidade nos próximos quatro anos. Em Porto Velho a análise do nível de escolaridade dos candidatos pode ser um nítido esboço do perfil da política rondoniense.
Vereadores
Das capitais da Amazônia Brasileira, Porto Velho e Macapá são os únicos municípios que não apresentaram candidatos à vereadores que apenas sabem ler e escrever, porém quando o assunto é o numero de candidatos que não concluíram sequer  o ensino fundamental, Porto Velho, apenas fica atrás da capital do Acre.
São 25 candidatos sem instrução fundamental em um total de 427 candidatos a vereadores, o que dá um total percentual de 6,089% possíveis vereadores com instrução mínima.
Ainda nas capitais da Amazônia Brasileira, entre os proponentes à vereadores na capital rondoniense, o numero de candidatos com nível superior fica atrás apenas da cidade de Boa Vista, capital de Roraima.
Portanto, no total dos 427 candidatos a vereador em Porto Velho, 122 deles tem o canudo em mãos, o que contabiliza 29,902%.
Ou seja, em um comparativo com os candidatos a vereador das capitais dos estados de Roraima, Amazonas, Acre e Amapá, Porto Velho é a segunda capital com mais candidatos sem alfabetização fundamental, e também a segundo com menos candidatos com grau de instrução de nível superior.
Em uma comparação entre as capitais dos mesmos estados, Porto Velho novamente aparenta curiosidades em suas estatísticas. Entre os candidatos a prefeitura, a capital de Rondônia é a que apresenta o maior numero de proponentes a uma cadeira majoritária nas capitais dos estados amazônicos com formação superior completa, são sete candidatos formados que disputam a cadeira do palácio Tancredo Neves, sede do poder municipal em Porto Velho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS