Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram projeto de lei, de autoria da mesa diretora, instituindo o Programa Bolsa Estágio Remunerado da Assembleia Legislativa (Probel), para estudantes universitários.
“A criação desse projeto vai abrir espaços para que universitários, matriculados a partir do 3º período e com frequência regular, possam atuar na sede da Assembleia Legislativa”, disse o presidente em exercício da Casa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD).
Para implantar o programa, a Assembleia vai poder firmar convênios com instituições de ensino superior, autarquias, fundações e outros. Segundo o Probel, o número de estagiários não poderá ultrapassar 20% do total de cargos do quadro efetivo da Assembleia, reservando-se 10% dessas vagas para os portadores de necessidades especiais.
“Porto Velho e outras cidades do interior possuem muitas faculdades e são muitos alunos, nos mais variados cursos. É importante que a Assembleia abra suas portas para estágios, oferecendo um espaço de aprendizado remunerado”, destacou o deputado Maurão de Carvalho (PP).
O projeto estabelece que o estudante poderá receber ajuda, a título de bolsa estágio, o valor equivalente a 150% do salário mínimo.
“Dentre outras vantagens, além de promover a capacitação profissional, o estágio integra o jovem ao mercado de trabalho, proporcionando o desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências individuais, responsabilidade e comprometimento com a sua carreira”, finalizou Hermínio.