AGROPECUÁRIA - Pra frente tudo deve ser diferente - por Confúcio Moura

AGROPECUÁRIA - Pra frente tudo deve ser diferente - por Confúcio Moura

AGROPECUÁRIA - Pra frente tudo deve ser diferente - por Confúcio Moura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Chegou o momento da contrarevolução econômica e social de Rondônia. Chegamos ao máximo de nós mesmos com as armas usadas até aqui. Para o salto de qualidade produtiva vamos necessitar de novas ferramentas. Uma telas é modernização tecnologica na agricultura e na pecuária. E a segunda é a formação de gente com capacidade de gerir tudo isto. Uma mão de obra preparada.
A pecuária extensiva foi um sucesso até aqui. Ninguém pode questionar. Mas, não dá mais para fazer derrubada de floresta. Nem pensar. Então, agora, é intensificar. Recuperação de pastagem, colocar mais bois por hectare no pasto e trabalhar o criatório intensivo. Comida boa para o gado, até mesmo o confinamento diferenciado, em escala, do pequeno ao grande produtores, todos podem confinar bois. Cada um do seu jeito. Só tem uma coisa – tem que dar comida boa para o gado.
Da mesma forma o leite. Chegamos ao máximo de nós e com nossos conhecimentos tradicionais. Foi legal. Agora, poderíamos começar a revolução do leite pela comida. Um toque de genética nova, saindo do gado europeu ou ficar nele com outras raças, reduzir o choque do sangue puro holandês. Para que se tenha um bezerro de melhor qualidade. Além do leite, o bezerro pode ser um agregado poderoso de mais renda para o pequeno produtor. Vender o bezerro bom para o confinador ou mesmo ficar com ele na fazenda ou sítio com criatório intensivo.
O foco transformador é o pasto recuperado. A lavoura diversificada. Este é o novo paradigma rondoniense. Fazer o trópico mais produtivo do mundo. É possível desde que não tenha medo e nem arrojo para o imenso desafio.
Boi, leite, pasto, roça, mentalidade, jovem, intetração, diversificação, pequeno produtor, agroindustria. o fluxo da ordem inversa
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS