Patrimônio Histórico - O retrato do descaso Valdemir Caldas

Chega a ser cruel a apatia de certos administradores e mesmo da sociedade para com os nossos monumentos históricos. Observe-se, por exemplo, o prédio (ou melhor, o que sobrou dele) localizado na ladeira Comendador Centeno, onde, durante muitos anos, abrig

Patrimônio Histórico - O retrato do descaso Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

Chega a ser cruel a apatia de certos administradores e mesmo da sociedade para com os nossos monumentos históricos. Observe-se, por exemplo, o prédio (ou melhor, o que sobrou dele) localizado na ladeira Comendador Centeno, onde, durante muitos anos, abrigou a prefeitura de Porto velho e, posteriormente, a Câmara Municipal.

Essa indiferença, invocada de forma lamentável, se relaciona com as suas estruturas e com a sua conservação.

Enquanto milhões de reais são desviados para os bolsos de ladravazes contumazes, parte da história política de Porto Velho vem sendo consumida pelo matagal e pelo lixo, transformada em refúgio de marginais e animais peçonhentos.

Em tempos idos, soube-se que recursos federais teriam sido liberados para recuperar o prédio. Como a reforma não saiu no prazo, o dinheiro teria voltado aos cofres da União.

No governo do prefeito Carlinhos Camurça, o então Secretário Municipal de Cultura, Jaime Melo, prometeu recuperar o imóvel. Na época, Melo anunciou que existiam projetos visando não somente recuperar o prédio da Comendador Centeno, mas, também, a praça Aluizio Ferreira e outros prédios públicos.  Pura balela!

A verdade nua e crua, porém, é que, nos últimos decênios, Porto Velho vem sofrendo profundas transformações em sua fisionomia urbana, apresentando-se, hoje, como uma cidade na iminência de perder, por completo, os seus traços característicos mais singulares.

Lamentavelmente, o poder público pouco ou quase nada tem feito para mudar esse panorama tétrico, limitando-se, apenas, a concentrar seus esforços na gestão pura e simples do dia-a-dia, sem procurar desenvolver uma ação mais planejada para os seus projetos. Pensar no futuro da cidade, diante de um quadro com tantas premências, não é tarefa para qualquer um.

No centro comercial, a situação é patética. Os velhos casarões vão cedendo lugar às fachadas modernas, algumas, diga-se, de muito mau gosto, e suas vias, empilhadas de camelôs, impedem a circulação de pedestres, que, na maioria das vezes, são obrigados a dividir a pista de rolamento com os veículos.

No passado, dizia-se que nem tudo estava perdido e que o poder municipal recuperaria o imóvel. E, hoje, o que tem sido feito de concreto para revigorar o que ainda resta do patrimônio histórico e cultural da nossa cidade? Simplesmente, nada!

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS