Político por um dia – Por Valdemir Caldas

Político por um dia – Por Valdemir Caldas

Político por um dia – Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Qual de nós não gostaria de, ao menos uma vez na vida e por um curto espaço de tempo, exercer o cargo de governador, senador ou deputado federal, e, depois, abocanhar uma polpuda aposentadoria? Pergunte aos senhores Cassol, Raupp, Piana, Angelim e tantas outras figurinhas carimbadas da política local como eles se sentem.
Agora, é justo ferreteá-los com o desdouro da esperteza? Claro que não! Afinal, eles apenas são beneficiários de uma legislação, aprovada por políticos canalhas, ineptos, falsos, insensíveis, fisiológicos e corruptos, que o eleitor irresponsável e desavisado manda para as casas legislativas a cada eleição.
Como mudar esse quadro medonho, sarjar esse tumor maligno, essa podridão moral e administrativa que tomou conta do nosso país? A saída é o voto, seletivo e consciente, condenando ao ostracismo aqueles que sabem honrar os compromissos assumidos em praça pública.
O mandato é uma procuração que o eleitor outorga ao parlamentar para atuar em proveito do interesses público, para decidir acerca de seus destinos, aprovar projetos (não excrescências legislativas), fiscalizar os atos do poder executivo, denunciar o que precisa ser denunciado e portar-se com retidão no desempenho sagrado de seu papel de representante do povo, e não para trabalhar em causa própria, enriquecendo ilicitamente, quebrando, destarte, o vínculo entre o eleitor e o eleito.
Das mais justas, portanto, a extinção da aposentadoria para ex-governadores, pois política não é profissão. Lamenta-se que tudo isso não saia do campo das boas intenções. Mas bem que o cidadão comum, sincero, trabalhador e honesto gostaria que esse sonho se transformasse em realidade e que figuras impolutas, sérias e cumpridoras de seus deveres políticos para com o povo ocupassem mais espaços nos parlamentos, aqui e alhures, tornando os corruptos uma minoria. Isso não é impossível. Só depende de cada um de nós. Ou não?
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS