Eles são acusados de crimes de prevaricação, responsabilidade e improbidade administrativa.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, José Gomes e Francisco Carvalho, o Chico Paraíba (foto), foram denunciados ao Ministério Público Federal pelo cidadão Domingos Borges da Silva por crimes de prevaricação, responsabilidade e improbidade administrativa. A denúncia foi encaminhada nesta segunda-feira e de acordo com Borges, Paraíba e José Gomes souberam da renúncia do ex-conselheiro Natanael Silva e não comunicaram seus pares nem deram publicidade devida.
De acordo com Domingos Borges, José Gomes e Chico Paraíba foram informados da renúncia de Natanael Silva no dia 30 de abril, e deveriam na mesma data terem dado publicidade, informando através de portaria a vacância do cargo e comunicando a Assembleia Legislativa, a quem cabe nomear o próximo conselheiro.
Jaqueline Cassol
Durante este fim de semana, deputados foram contatados por emissários do ex-governador Ivo Cassol para que indiquem a ex diretora do Detran Jaqueline Cassol para ocupar a vaga aberta com a saída de Natanael Silva. Jaqueline é irmã do ex-governador e sua indicação para o cargo é praticamente certa em função da influência exercida por Ivo Cassol no Legislativo estadual.
O cargo
O cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia é um dos mais cobiçados da carreira pública. É um cargo vitalício, com alto salário e uma série de vantagens extras, como veículos, segurança particular e auxílio moradia. A função é estritamente técnica e deveria ser ocupada por quem entende de contas públicas ou que tenha notório saber jurídico, mas esse quesito foi deixado para trás nas últimas nomeações. Chico Paraíba, por exemplo é zootecnista e Natanael Silva era bancário.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!