TRE declara inelegibilidade de ex-prefeito que se autopromoveu com fotos em jornal pago com verba pública

TRE declara inelegibilidade de ex-prefeito que se autopromoveu com fotos em jornal pago com verba pública

TRE declara inelegibilidade de ex-prefeito que se autopromoveu com fotos em jornal pago com verba pública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O ex-prefeito declarado inelegível foi Volmir Matt, de São Felipe do Oeste. A decisão do juízo da 19ª Zona Eleitoral foi reformada pelo TRE de Rondônia nesta quinta (31), no recurso eleitoral apresentado pelo Ministério Público.
 
Alegou o Órgão Ministerial que o ex-prefeito utilizou, durante o pleito eleitoral de 2008, oportunidade em que também era candidato à reeleição, de recurso público na confecção de material publicitário onde constava sua foto, o que caracterizou abuso de poder político.
 
Volmir rebateu os argumentos dizendo que o material distribuído não tinha qualquer finalidade de promoção política.
 
Primeiro a relatora do processo, desembargadora Ivanira Feitosa Borges, analisou a existência da conduta. “Resta inconteste que Volmir Matt, valendo-se da condição de prefeito do município de São Felipe D’Oeste, confeccionou e distribuiu calendários com sua imagem acompanhado da família e, também, autorizou a confecção de informativos, pagos com verbas públicas, destinadas a dar publicidade às obras e feitos realizados por aquela prefeitura”, sustentou.
 
Na segunda parte, passou à análise da potencialidade da conduta influenciar no resultado do pleito. O convencimento da desembargadora foi de que a propagação de imagem da forma utilizada por Volmir tem sim poder de influenciar na vontade do eleitor, principalmente em razão da tiragem do informativo ter sido de 4000 exemplares.
 
A relatora disse não ser possível extrair do material nenhum caráter educativo, informativo ou de orientação social, como determina a Constituição Federal. “O que se verifica é um conjunto de fotos nas quais Valmir Matt aparece ao lado de autoridades”, frisou a desembargadora.
 
Outro ponto importante analisado nos autos foi a proximidade do número de eleitores em São Felipe com o número de exemplares do informativo distribuídos. No município há 5031 eleitores. Já a tiragem de jornais foi de 4000, ou seja, um montante que abarca quase 80% das pessoas aptas ao exercício do voto.
 
Como Valmir Matt não foi eleito, os demais membros do Tribunal acompanharam o voto da relatora no sentido de declará-lo inelegível para as eleições que ocorrem nos 3 anos subseqüentes ao pleito de 2008 e aplicar-lhe uma multa de 5000 UFIR (arts. 73, §4º, da Lei n. 9504/97, e 1º, I, “d”, e 22, XIV, da LC n. 64/90).
 
Caso tivesse sido eleito, estaria sujeito à cassação do registro ou do diploma (art. 73, §5º, Lei n. 9504/97).
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS