TSE vai fazer auditoria em grandes doadores de campanha, contas de Prefeito devem ser investigadas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Após a Operação Castelo de Areia, que levantou suspeitas sobre doações eleitorais feitas pela construtora Camargo Corrêa, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, pretende realizar uma auditoria para verificar diferenças nas contas dos maiores doadores nas últimas eleições. A análise deve abranger todas as grandes empresas que fizeram doações a partidos.
O órgão deve divulgar ainda hoje os detalhes de como será realizada essa análise e cogita criar uma comissão especial para fazer a auditoria.
Durante a Castelo de Areia, investigadores interceptaram conversas envolvendo diretores da Camargo Corrêa em que eram citados doações "por dentro" e "por fora" aos partidos. A operação da Polícia Federal resultou na prisão de seis funcionários da construtora.
Na semana passada, a empreiteira divulgou nota em que afirma ter doado legalmente R$ 23,9 milhões para campanhas eleitorais em 2008. O valor inclui doações feitas por empresas controladas pelo grupo Camargo Corrêa.
Até o momento, segundo o TSE, foram declarados cerca de R$ 6 milhões doados diretamente pela empresa. As doações feitas aos partidos devem ser conhecidas apenas no fim do mês, quando as siglas precisam prestar contas à Justiça.
A auditoria do tribunal eleitoral também deve cruzar dados com informações da Receita Federal, com o qual o TSE mantém convênio.
SAIBA MAIS
EXCLUSIVO - Doações de campanha de Roberto Sobrinho podem conter irregularidades fiscais
CASTELO DE AREIA - Camargo Corrêa doou 100 mil reais para Roberto Sobrinho após as eleições
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!