ARTIGO: A Porto Velho que Lula não viu – Alan Alex

ARTIGO: A Porto Velho que Lula não viu – Alan Alex

ARTIGO: A Porto Velho que Lula não viu – Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Pode parecer repetitivo, cansativo e até mesmo falta de assunto. Mas não é. Tem que ver para crer. Na manhã ensolarada desta terça-feira resolvi fazer um pequeno tour pela Avenida Farquar para ver como anda a situação da obra de transposição para o bairro Nacional. Para quem ainda não se situou, vai uma breve explicação. Ano passado a prefeitura de Porto Velho resolveu fazer o que nem a Petrobrás se atreveu, fazer a transposição de um trecho pantanoso da Avenida Farquar. O local é fácil de achar. Você segue pela Farquar no sentido São Sebastião (Balsa), atravessa a Avenida Costa e Silva, anda mais uns 200 metros e bingo, chega no local.
Pois bem. Há cerca de 20 anos, a Petrobrás fez um estudo de viabilidade na área para construir uma galeria, que transporia o pântano. O estudo comprovou que a obra ficaria muito cara e seria mais simples e barato entrar pelo bairro Nacional. A Petrobrás fez isso, a prefeitura não.
A arrogância natural da “companheirada” os levou a dar início a tal obra. Uma empresa local venceu a licitação e sem qualquer critério, construiu uma enorme galeria de concreto e jogou em cima de uma base feita com entulhos da antiga Esplanada das Secretarias. Evidente que a lama continuou por baixo e com o peso da tal galeria começou a ceder até que um belo dia partiu ao meio.
Na época oRondoniaovivo fez uma série de reportagens sobre o incidente (se é que podemos chamar incompetência de incidente) e para variar nada foi feito. O Ministério Público Federal deveria ter aberto um processo para averiguar o caso, já que o dinheiro vem da União,  e não se manifestou.
Pois bem. Na manhã desta terça-feira, acompanhado do jornalista Paulo Andreoli, fui até a Farquar para ver como anda a situação e confesso que fiquei estarrecido. Milito na imprensa há quase 20 anos e poucas vezes vi tamanha bárbarie cometida contra uma população que sonhou com estrelas e acordou com o PT*. O Pantanal é aqui. Tudo que restou da tal obra está submerso. Os moradores que possuem canoas cobram R$ 1 para fazer a travessia. Existe lixo por toda a parte e crianças passam o dia brincando naquela água fétida e imunda (cadê o Juizado da Infância e Juventude e os Comissários?), correndo risco de morrerem afogadas ou pegar uma doença como a leptospirose.
Em alguns barracos de palafita só é possivel entrar passando por pontes improvisadas. Ao primeiro olhar, tem-se a impressão de um campo verdejante, já que o lodo cobre toda a área, mas atirando uma pedra, percebe-se a água. E é um local profundo, já que foram feitas escavações para a colocação da galeria que está submersa.
O mais incrível é saber que parte da obra já foi paga e ninguém está sendo responsabilizado. A empreiteira se eximiu da responsabilidade, alegando que cumpriu apenas o que estava determinado no projeto da prefeitura. A prefeitura, por sua vez prefere o silêncio. É como se vivessemos na Suiça, não existem problemas.
Realmente não existe crise e a cidade está uma maravilha, aja visto que na semana passada era possível encontrar todo o primeiro escalão municipal (inclui-se aí a Primeira Dama) no resort Três Capelas fazendo um tal “planejamento estratégico” às custas do município.
Como se não tivesse bastado as férias que o casal Sobrinho-Lena tirou no início do ano. Enquanto a população se batia com a buraqueira e as obras inacabadas, os dois estavam em Balneário Camboriú e depois deram uma esticadinha na Europa. Certamente para comparar as cidades européias com Porto Velho. Creio que chegaram a conclusão que Veneza é aqui.
* A frase “O povo sonhou com estrelas e acordou com o PT” é do menestrel Juca Chaves na música  E o rei ficou nu.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Qual sua meta para 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS