A Polícia Federal cumpriu, na tarde desta terça-feira (16), Mandados de Busca e Apreensão expedidos, pelo juiz da 23ª Zona de Porto Velho, em desfavor da candidata ao cargo de vereador pelo Município de Porto Velho Sandra Moraes em razão da denúncia de que estaria fazendo a doação de combustível em troca de votos.
A investigação teve início com denúncia anônima realizada através do Dique Eleição nº 148 do Tribunal Regional Eleitoral em Rondônia que dava conta que a candidata estaria distribuindo vales combustível na sede de seu comitê de campanha situado na avenida Rafael Vaz e Silva, Bairro Liberdade, em Porto Velho.
No intuito de apurar a denúncia, uma pessoa esteve no local e confirmou a doação de combustíveis em troca de votos, tendo inclusive gravado as conversas travadas com os responsáveis pela campanha.
Assim, a Polícia Federal iniciou as investigações que resultaram na expedição dos Mandados de Busca e Apreensão no comitê de campanha de candidata e no posto de gasolina usado para fornecer o combustível. Nos locais foram realizadas as buscas sendo apreendidos os materiais que apresentam maiores indícios da prática delituosa realizada pela candidata.
O crime de compra de votos está descrito no art. 299 do Código Eleitoral que prevê pena de até 04 anos de reclusão. A prática do delito citado sujeita ainda o infrator à cassação da candidatura.