Miopia fatal - por Valdemir Caldas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nem mesmo o termômetro popular, apontando o baixíssimo nível do conceito em que são tidos pela sociedade, faz suas excelências se condescenderem em por a mão na consciência (se é que as tem), dar uma parada e refletir sobre os males que esse comportamento nefasto representa para o estado.
O que se observa, hoje, é uma apatia generalizada com os problemas sociais, onde cada um procura, a qualquer custo, defender seus privilégios, em detrimento dos interesses coletivos. Até o petismo, que, durante vinte anos, empunhou a bandeira da ética e da moralidade pública, hoje, não diz absolutamente nada, diante de tantas bandalheiras, patrocinadas com dinheiro do contribuinte.
Nunca se viu tanta trapalhada, tanta esculhambação, tanta falta de escrúpulos, de sensibilidade ética e de espírito público. Há, em muitos deles, uma anestesia total, que chega às raiais da desfaçatez.
Sem seriedade político-administrativa, é claro, jamais conseguiremos melhorar a imagem do estado, dentro e fora do país, buscando inseri-lo no contexto dos entes federados desenvolvidos, dotando-o de estruturas sólidas e eficientes, capazes de funcionar em proveito da coletividade.
O emprego da esperteza, como chamariz para atender prerrogativas imorais, representa um contra-senso e um retrocesso que não pode ser tolerado nem aceito, tacitamente, sem protestos.
A sociedade rondoniense precisa acordar, unir suas forças e sair às ruas para repudiar essa falta de respeito (para não dizer coisa pior) de cidadãos que prometeram, durante a campanha eleitoral, ser os guardiões da justiça, da ética e, principalmente, defender as legítimas aspirações da sociedade.
É preciso combater, sem trégua, os políticos fisiológicos e vira-casacas, traidores da consciência social, muitos dos quais se elegeram enrolados na bandeira na ética e condenando a corrupção. Hoje, patrocinam sinecuras e transações indecorosas.
Estamos às portas de novos pleitos municipais. Não se diga que as eleições representem a panacéia para os graves e crônicos problemas do município de Porto Velho, mas se não pode negar que elas não sejam um extraordinário movimento cívico, que outorga ao povo o direito legitimo de escolher, entre tantos postulantes, aqueles que se lhe apresentam como os mais bem preparados para o múnus público.
Quanto à maioria dos senhores, com assento na ALE, logo colherá o fruto amargo de sua semeadura maldita, porque o povo não é idiota. Ele não mais vai submeter-se à narcose da burla dos que confundem o patrimônio público como se o mesmo fosse a de seus negócios nada convencionais aos olhos da Justiça.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!