FRASE DO DIA
“Isto é de uma imbecilidade total.” – Lula sobre o grupo que o vaiava em Cuiabá.
Pauta política de 01 a 10
01-Deu a lógica:
O governo pode muito, mas não pode tudo. Na briga com o Sintero, houve ameaça de CPI, com devssa, pressão e ao final, além de não sair a CPI, o Sintero acabou cheio de gás e com motivação para a greve. Crônica de uma greve anunciada, diriam, desgaste dispensável, digo eu. Pior: com resultados p’ra lá de pífios na educação, o governo deu “milho p’ra bode”. Greve, CPI e briga de vizinho todo mundo sabe como começa, mas nunca como termina. O Sintero aproveitou o momento, justo quando a ALE volta ao batente a greve se contrapõe à CPI. Com o perdão dos puristas, mas que falta faz o Carlos Magno na articulação do governo.
02-Estratégia da lua:
Ou muito me engano, ou o Sintero deve por a boca no trombone em duas frentes. O aumento da gratificação dos dirigentes de escolas, e dos secretários do governo e a reprovação que o ensino em Rondônia obteve na avaliação do MEC. E é claro que a malfadada CPI deve entrar no repasto apimentado, não como “piece de resistance”, pois o que dá para rir, dá para chorar e além do mais, a ALE estará dividida no apoio ao governo e a opinião pública mesmo torcendo o nariz, tende a poir o movimento. Aí, haja microfones, faixas e a nova estrela da guerra - o velho out-door - redescoberto como mídia eficaz e destrutível pelos dois lados.
03-O que não faz uma vaia:
O governador Blairo Maggi, foi criativo ao receber o presidente Lula. Colocou o helicóptero da polícia funcionando, para abafar a vaia que um pequeno grupo de manifestantes ensaiava contra Lula. A tática deu certo, mas mostrou que o presidente não tem paciência ou jogo de cintura para enfrentar a adversidade. Fragilizado, com a vaia, Lula improvisou um discurso incoerente, infiel à história e atemporal achando em 1964 a explicação para o repúdio: “Essa gente que pensa assim, fez a marcha com Deus pela liberdade que resultou no golpe levou João Goulart a renunciar e levou Getúlio ao suicídio”. Um autêntico samba do crioulo doido.
04-A vaia dói, machuca, desconcentra:
“A gente tem duas orelhas, uma para escutar vaia e outra para escutar aplauso. Os que estão vaiando eram os que deveriam estar aplaudindo. Os que estão vaiando foram os que mais ganharam dinheiro nesse país, no meu governo. Aliás, a parte mais pobre, a que deveria estar mais zangada porque teve menos do que eles tiveram. É só ver quanto ganharam banqueiros e empresários”. O discurso do Lula, mostra de novo, quanto a vaia o atingiu. Entregou-se ao sobre seu estilo na economia e sinalizou que nada muda: “Vamos continuar fazendo política sem discriminação”. Foi mesmo o dia do crioulo doido. Chegou, baixou e saravou. Hum! Mizifi.
05-Para não esquecer do Renan:
A PF recebeu o que faltava dos documentos do Renan para periciar. A entrega estava sendo dificultada por seus aliados e só aconteceu, graças à pressão do Conselho de Ética. Com os documentos recebidos ontem, a PF acredita ter condições de concluir até o próximo dia 14 o laudo que vai atestar se as transações de gado referentes à documentação realmente aconteceram. "Se o resultado for contra ele, dificilmente terá os votos necessários para manter o mandato", diz Demóstenes Torres. Mas se for favorável, resta a questão principal: re recebia ou não da Mendes Jr? Ou seja: se correr o bicho pega e se ficar, você já sabe.
06-A volta do crioulo doido:
Não chega a ser novidade o bate-cabeça no governo. Quem acompanha por força do ofício já aprendeu a ler as sentenças com os sinais trocados. Vamos lá: Acidente da TAM, silêncio inexplicável e Lula anuncia em cadeia nacional, a construção de um novo aeroporto em São Paulo. Surge o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e garante que não vai fazer outro aeroporto e sim desafogar Congonhas e fazer nova pista em Guarulhos. Enquanto se tentava ler nas entrelinhas, aparece a ministra Dilma ontem em Cuiabá com nova versão que pode não ser a definitiva: “o governo não recuou um milímetro” Bate cabeça, irmão. Bate cabeça.
07-Resultados da caixa-preta:
Dados da caixa-preta do Airbus-A320 da TAM indicam que houve falha do piloto na tentativa de pouso em Congonhas. Pelos dados da caixa-preta que a Folha obteve, erros teriam ocorrido na operação de um dos manetes - alavancas de controle das turbinas - colocado em posição incorreta antes do pouso e no momento da aterrissagem. O deputado Gustavo Fruet comentou que o áudio gravado é um verdadeiro filme de terror. São frases lacônicas, mas importantes, que falam sobre o reverso travado. Mesmo sendo assunto sigiloso, os dados já estão na internet. Mas é só uma das causas. O resto ainda vem por aí.
08-Queda de braço:
D.Dilma Roussef resolveu encarar e mostrar que manda no pedaço. A turma da Anac vai ficando no governo, a indicação do novo presidente da Infraero deve passar pelo seu crivo e ontem divulgou sua versão para o novo aeroporto de São Paulo. Conta com o apoio de Tarso Genro, que mantém a investigação com a PF, de Lula por sua competência e lealdade e conta com a sorte. Ontem Jobim se enrolou num mar de dúvidas. O aeroporto de Cumbica ficou pequeno para tantos vôos desviados e a pista que seria reformada, será apenas remendada durante a noite. Assim vai cortando as asas do Jobim e ao menos, atrasando sua decolagem.
09-Medalha de ouro da pecuária
Rondônia figura na lista dos cinco maiores exportadores de carne bovina do País. Em junho, as vendas externas do Estado alcançaram 8,64 mil tons, com faturamento de US$ 13,51 milhões. Isso é 4,8% do volume e 3,4% do faturamento do setor nacional no período, passando à frente do Rio Grande do Sul, que exportou 4,6% do total embarcado pelo País, com 3,3% do faturamento. A escassez de animais nos pampas e a classificação de Rondônia como estado livre de febre aftosa com vacinação, em 2003, incentivaram o resultado. Pena que o cartel atue no estado apenas como mero depósito regulador.
10-Gasoduto de Urucu – um parto difícil:
Desgastado com o apagão aéreo, Lula quer acompanhar de perto as ações do governo para evitar outra crise: o apagão de energia. Convocou o Conselho Nacional de Política Energética para reunião hoje, depois dos fracassos nos leilões de energia térmica da semana passada e o de fontes alternativas, realizado em junho. Lula vai se deparar com novos elementos da difícil equação energética: a Petrobras descumpriu o termo de compromisso assinado com a Aneel que fixava cronograma para aumento progressivo da disponibilidade de gás natural às termelétricas. Pode ser um novo alento para o quase descartado gasoduto de Porto Velho. Por justiça, cito o fato de que o senador Raupp continua montado nessa onça. Talvez agora...
PVH: 01/08/07
Contato: leoladeia@hotmail.com
*
VEJA TAMBÉM:
*
POLÍTICA & MURUPI: Por Léo Ladeia
*
POLÍTICA & MURUPI: Por Léo Ladeia