Amazonas - Descoberta corrupção na distribuição de processos em Manaus

Amazonas - Descoberta corrupção na distribuição de processos em Manaus

Amazonas - Descoberta corrupção na distribuição de processos em Manaus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

MANAUS - Uma comissão nomeada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Hosannah Florêncio de Menezes, desbaratou o maior esquema de corrupção na distribuição de processos da história da Justiça do Amazonas. De acordo com Florêncio, o esquema funcionava nas duas instâncias judiciais. Funcionários, juízes, desembargadores e advogados, cujos nomes ainda não foram divulgados, estão envolvidos. O esquema escolhia por quais juízes ou desembargadores os processos seriam julgados, o que dava à parte interessada a chance de saber, antes, a decisão que seria tomada. De acordo com o presidente do TJAM, este tipo de fraude é a mais grave que pode ocorrer no sistema judiciário. Foram constatadas fraudes em 400 processos na primeira instância (juízes) e em 43 na segunda instância (desembargadores). O presidente do TJAM disse que já cancelou e mandou redistribuir todos os processos sob suspeita, publicados na última edição do Diário Oficial do Estado, com os nomes dos novos julgadores. Ele explicou que o esquema dirigia o processo para determinados magistrados. Provas As provas do esquema foram colhidas com a ajuda de técnicos da empresa responsável pelo sistema, a Softplan, em Florianópolis (SC), a partir da investigação da comissão nomeada pelo presidente do TJAM. O juiz Roberto Taketomi passou dez dias na empresa e apresentou os resultados à comissão, que entregou as provas a Hosannah Florêncio na semana passada. O relatório está sendo encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) e à seccional do Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM). O TJAM abriu inquérito policial para apurar o grau de envolvimento em todas as esferas para punir os culpados. “Uma das maiores corrupções que podem ocorrer no âmbito da Justiça é a escolha do juiz ou dos cartórios. O norte da minha administração é a transparência e eu vou até as últimas conseqüências para apurar os fatos e punir os envolvidos”, disse Hosannah.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS