ARTIGO - Eleições 2008: “Quem são os prefeitáveis de Ji-Paraná?” - Por: Alessandro Lubiana
Ano que vem têm eleições novamente. Muitas pessoas interessadas em ocupar o cargo de chefe do Executivo municipal já se mobilizam. Eles terão vários desafios. Consolidar uma candidatura não é fácil. Os partidos têm interesses, diferentes dos seus pré-candidatos. Vamos analisar o cenário hoje.
Os Democratas
O antigo PFL que em Rondônia é dirigido por José de Abreu Bianco deverá lançar é clara a sua maior liderança a reeleição em Ji-Paraná, sob pena de perder a pouca força em Rondônia. Com Bianco candidato, os partidos têm outro desafio. Alguém que tenha coragem de enfrentar a alta popularidade do prefeito Bianco.
PTB
O PTB ainda está se reestruturando. Atualmente têm 3 fortes líderes e todos com intenções de disputar o Palácio Urupá. Leudo Buriti, aparece com menos chances. Saiu das eleições enfraquecido. Foi acusado pela Polícia Federal de fazer parte do esquema comandado por Carlão de Oliveira de desviar 70 milhões de reais da Assembléia.
Outro nome é o do presidente da Câmara de vereadores, Isaú Raimundo da Fonseca. Este chega a parecer prefeito como presidente. Arrojado sonha chegar ao Palácio Urupá, nem que para isso seja necessário chegar como vice.
Volnei Inocêncio é outro candidato a candidato a prefeito. Mas, para isso quer mudar de partido. Mesmo como presidente municipal do PTB, viu o seu espaço encolher. No fim de tudo o PTB pode ser uma linda noiva.
PT
O Partido dos Trabalhadores têm um nome forte. Anselmo de Jesus. Se ele estiver disposto a disputar poderá surpreender. Caso, não saia aí PT pode apenas cumprir tabela ou se juntar com outros partidos.
PMDB
Outro partido grande, mais fraco em Ji-Paraná. Tem Romildo Pereira e sua esposa, Solange Pereira como expoentes do partido. Mas, não apresenta força para impressionar. Foi assim nas eleições anteriores. O PMDB também pode ser a noiva mais bonita destas eleições em Ji-Paraná.
PDT
Edvaldo Soares disse que é candidato a prefeito. Teve um bom desempenho nas eleições para deputado federal. É popular e pode pelo menos atrapalhar muita gente. Se sair, terá apoio dos Gurgacz. Dentro PDT podem surgir outros nomes. Edvaldo Soares pode virar deputado federal, [é suplente de dois] e Acir está com a cadeira praticamente garantida no senado; assim poderá surgir outro nome para disputar a prefeitura no PDT.
PSB
Jesualdo Pires é a liderança mais forte partido. Se vai sair a prefeito ninguém sabe. Foi bem votado em Ji-Paraná para deputado estadual. Mais até junho de 2008 terá que pelo menos, não decepcionar.
Euclides Maciel
Euclides Maciel também poderá ser candidato. Mas esse, se sair vai carregar nas costas o peso de deixar, em caso de eleito, a vaga para Carlão de Oliveira [suplente de Euclides na Assembléia]. Carlão, segundo a Polícia Federal, foi o cabeça do esquema fraudulento na Assembléia, que desviou 70 milhões de reais. O povo pode não perdoar, caso Euclides abra uma "vaguinha" para Carlão no parlamento Estadual. Não se surpreenda caso isso aconteça, dizem que Euclides até viajou para o Sul do Brasil, em uma Caminhoneta de Carlão. Isso quando o deputado era apenas radialista e comissionado na Assembléia, e acusado de ser fantasma.
José Otônio
Outro nome forte é José Otônio. O milionário do transporte e petróleo em Ji-Paraná chegou bem próximo de ser prefeito da cidade. Acir e Bianco atrapalharam. Mas, o empresário ainda nutre a vontade administrar a cidade onde ele saiu da pobreza e se tornou o homem mais bem sucedido em Ji-Paraná.
*-
* Alessandro Lubiana, jornalista e apresentador do Programa “REDEVIDA NOTÍCIAS” em Ji-Paraná