CHEIRO DE PIZZA - PL discute acordo com Jefferson para evitar cassação

CHEIRO DE PIZZA - PL discute acordo com Jefferson para evitar cassação

CHEIRO DE PIZZA - PL discute acordo com Jefferson para evitar cassação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

* Parlamentares de diversos partidos confirmaram na quinta-feira a negociação iniciada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto (SP), para tentar evitar a cassação de deputados do PL e do PTB. A tentativa de acordo, que repercutiu mal na Câmara, prevê que o presidente do PL retire a representação contra o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), evitando a sua cassação, e em troca o petebista não represente contra parlamentares do PL. *O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), confirmou que o PL fez uma consulta informal sobre a possibilidade de retirar a representação e sustar o processo contra Jefferson em andamento no Conselho de Ética desde o mês passado. Segundo um líder da base aliada, apesar do interesse de Valdemar, a proposta de acordão enfrenta a resistência de dois líderes: o do PL, Sandro Mabel (PL-GO), e o do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP). *Para Jefferson, o acordo seria vantajoso, porque, como o processo já foi aberto, ele não pode mais renunciar ao mandato e evitar sua cassação e a conseqüente perda do direito de se candidatar nos próximos oito anos. O PL, em troca, ganharia a desistência de Jefferson de representar contra Valdemar, Sandro Mabel e Carlos Rodrigues (PL-RJ). Semana passada, Jefferson anunciou que faria representação contra esses três e mais o deputado José Dirceu (PT-SP), mas ainda não fez. *Na quinta-feira houve um recuo por parte dos interessados, mas a negociação não está totalmente abortada. A assessoria de imprensa da Câmara informou que Severino não se manifestará "sobre hipótese". Mas explicou que caberá ao presidente analisar o eventual pedido de retirada da representação, pois tanto o regimento interno quanto o código de ética são omissos. *O presidente do PL, por meio da assessoria de imprensa, limitou-se a dizer que "até o momento não tomou qualquer iniciativa formal na direção da retirada da representação". Mabel negou categoricamente o acordo com o PTB e até a consulta informal à Mesa da Câmara. *- Nós não negociamos com gente da estirpe de Jefferson. *Integrantes do Conselho de Ética reagiram com indignação à tentativa de sustar o trabalho. O relator do processo contra Jefferson, Jairo Carneiro (PFL-BA), disse que o fim dessas investigações poderá provocar "um levante cívico": *- A sustação maquinada por interesses escusos botaria em dramática e insustentável posição detentores do poder constituído no Legislativo e no Executivo e exporia a nação a um julgamento de consternação e condenação de sua credibilidade. *O deputado Orlando Fantazzini (PT-SP) disse que a retirada da representação significará a desmoralização do Congresso. *- Isso é uma aberração. Seria a desmoralização do Congresso. A Câmara iria para o descrédito total. A Casa pagaria o preço pela atitude de poucos. *O deputado Chico Alencar (PT-RJ) classificou a negociação de ilegítima e vergonhosa: *- Não vamos aceitar essa mutreta.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS