ROTA DE FUGA: Foragidos de Mossoró planejavam passar por Rondônia para escapar da polícia

Eles foram presos em Marabá, no Pará

ROTA DE FUGA: Foragidos de Mossoró planejavam passar por Rondônia para escapar da polícia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os fugitivos da Penitenciária Federal de Segurança Máxima em Mossoró contaram com a ajuda de pelo menos 12 cúmplices para concretizar o plano que haviam traçado quando escaparam da instituição na madrugada de quarta-feira de cinzas, em 14 de fevereiro. Segundo fontes vinculadas à investigação ouvidas pela CNN Brasil, o objetivo era alcançar a Bolívia.
 
Considerando que o país faz fronteira com o Acre, região onde os dois detentos têm suas origens e conexões com a filial do Comando Vermelho, essa meta inicial parecia plausível. No entanto, os investigadores suspeitam que a travessia não seria realizada pelo Acre, mas sim por Rondônia. O plano incluía um longo percurso pela BR-230, conhecida como Rodovia Transamazônica, até chegar à capital de Rondônia, Porto Velho.
 
Contudo, a interceptação ocorreu no meio do trajeto, na cidade de Marabá, no Pará. Antes disso, a rota já havia passado por Baraúna, no Rio Grande do Norte, Icapuí, no litoral do Ceará, e pela Ilha de Mosqueiro, no Pará.
 
Se não tivessem sido capturados, os criminosos seguiriam em uma jornada de aproximadamente 5 mil quilômetros, atravessando pelo menos seis estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Pará, Amazonas e Rondônia. Para tal empreitada, certamente contaram com auxílio externo, como acabou se confirmando.
 
No momento da prisão, Deibson e Rogério estavam vestidos com roupas novas, acompanhados de um comboio composto por outros quatro comparsas, portando um fuzil, cartões de crédito e oito telefones celulares.
 
Dessa forma, os homens que inicialmente partiram sozinhos, percorrendo a mata e se sustentando com alimentos e vestimentas roubados, foram equipados ao longo dos 50 dias de jornada que chegou ao fim em 4 de abril.
 
Além dos dois capturados, outras 12 pessoas foram detidas em diversos locais por onde passaram. Apesar de terem apontado o fuzil que portavam para os policiais, os criminosos não chegaram a disparar diante do cerco.
 
A principal suspeita é de que, ao deixar a prisão, eles tenham conseguido estabelecer contato com líderes do Comando Vermelho, facção à qual eram associados. Essa conexão provavelmente contribuiu para que chegassem ao momento da prisão em condições diferentes das iniciais.
 
Veja o passo a passo do plano de fuga:
 
Mossoró (RN)
Baraúna (RN)
Icapuí (CE)
Ilha de Mosqueiro (PA)
Ponte Mista de Marabá (PA)
Transamazônica (BR-230)
Porto Velho (RO)
Bolívia
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS