Termina nesta sexta (06), o Seminário das Paladinas da Polícia Civil. O evento, voltado à agentes da Polícia Civil de Rondônia, teve início na quinta-feira passada (05), na capital rondoniense e reuniu mulheres que fazem parte da instituição, destacando a importância contínua da valorização e capacitação das policiais.
Em nota, a PC/RO disse: “A sociedade, as tecnologias e o serviço público estão sempre evoluindo, o que exige que a Polícia Civil esteja na vanguarda, especialmente quando se trata de capacitar seus agentes para combater a criminalidade e a violência. O cenário diversificado da criminalidade demanda que nossos policiais estejam preparados e atualizados constantemente.”
As agentes tiveram dois dias de treinamento, que incluiu palestras e treinamento de armamento e tiro com instrutoras. De acordo com a PC, devido ao risco intrínseco da profissão, eles precisam estar prontos para agir em sua própria defesa, mesmo quando estão de folga.
A Academia de Polícia Civil de Rondônia (Acadepol) foi responsável pela capacitação das agentes. Através de treinamentos especializados, a Acadepol proporciona conhecimento e técnicas que não apenas aumentam a eficiência e segurança dos policiais em suas funções, mas também os prepara para proteger a si mesmos durante momentos de descanso.
Mulheres policiais enfrentam desafios específicos. É, portanto, essencial que elas recebam treinamento adequado em técnicas de uso proporcional da força, contenção de suspeitos, armamento e tiro.
Por meio desse projeto, a Academia de Polícia Civil de Rondônia busca promover a valorização, a qualificação profissional e o empoderamento das mulheres policiais. Isso não apenas fortalece a instituição, mas também contribui para a segurança da sociedade.