O responsável pela pasta da Segurança, Felipe Bernardo Vital destacou que, a prevenção e ação antes do caos, são estratégias importantes para manter a segurança.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Governo de Rondônia adota uma abordagem proativa para prevenir e reprimir crimes violentos contra o patrimônio, mediante a realização do 1° Seminário Sobre Estratégias de Prevenção e Repressão aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio, que está acontecendo entre os dias 3 e 7 de outubro, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado – ALE/RO, em Porto Velho. O evento demonstra o compromisso com a segurança da população e a eficácia das forças de segurança do Estado.
Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec desenvolveu durante os primeiros dias da realização do seminário, o Plano de Defesa da Segurança Pública do Estado, e contará ainda com um simulado para por em pratica tudo que foi elaborado.
Crimes contra o patrimônio são sempre ações violentas, por isso é preciso que o Estado tenha uma boa estrutura e que todas as forças da segurança estejam em sintonia com condutas predeterminadas, para que, se algum município de Rondônia sofra algum ataque dessa natureza, os envolvidos estejam aptos a executar a sua missão. Visando isso, neste seminário foi elaborado o Plano de Defesa do Estado, com o objetivo de alinhar a conduta de todas as entidades de Segurança Pública, contando ainda com a contribuição da população, nas áreas urbana e rural.
INTEGRAÇÃO
O Plano de Defesa conta com a integração de várias entidades de segurança como a Polícia Civil – PC; Polícia Militar do Estado de Rondônia – PMRO; Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia – CBMRO; Polícia Penal, tanto Estadual quanto Federal; Marinha e Exército. Pontos focais como a participação da comunidade; treinamento e preparação das forças de segurança; antecipação de ameaças; coordenação com órgãos federais e monitoramento contínuo. A preparação e o planejamento antecipado dessas medidas são cruciais para proteger a população e garantir a segurança de Rondônia.
Com o planejamento será cercada a cidade de Porto Velho em um raio aproximado de 150 quilômetros por exemplo, com toda uma rede de colaboradores e observadores, tanto na área urbana quanto na rural. Além disso, foi catalogado e solicitado colaboradores em pequenos aeroportos, em chácaras próximas ao Rio Madeira, com integração que envolve também todos os órgãos de Segurança Pública.
PREVENÇÃO
O responsável pela pasta da Segurança, Felipe Bernardo Vital destacou que, a prevenção e ação antes do caos, são estratégias importantes para manter a segurança. “Vamos continuar aprimorando o Plano de Defesa; avaliar e ajustar as estratégias e manter uma comunicação aberta com a população para garantir a segurança do Estado e de seus cidadãos”, ressaltou.
O instrutor tenente-coronel, Vinícius de Souza Almeida, da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, destacou a gestão estadual pela iniciativa. “O treinamento visa principalmente, preservar vidas, tanto da população quanto dos policiais e até mesmo do criminoso, que tenta realizar um novo cangaço, um domínio de cidade aqui no Estado” explicou.
SIMULADO
Com o objetivo de colocar em prática o plano de defesa, vai acontecer um treinamento prático simulado nesta sexta-feira (6), entre o período de 22h até meia-noite. Uma simulação de ataque à instituição financeira transportadora de valores com uso de bombas, troca de tiros, perseguição policial e acompanhamento de aeronave, vai acontecer na região do Bairro São Cristóvão, onde se concentram instituições de transporte de valores e financeiras.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!