CAPATAZ: Operação da Polícia Federal combate trabalho escravo em RO e MT

Dois mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade de Jaru, interior de nosso estado

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Polícia Federal deflagra operação que investiga o crime de redução a condição análoga à de escravo no Estado de Rondônia e Mato Grosso
 
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (08), a “OPERAÇÃO CAPATAZ” com o objetivo de desarticular associação criminosa dedicada ao aliciamento de trabalhadores da região nordeste para prestarem serviços no Estado de Rondônia e Mato Grosso. 
 
A Justiça Federal de Juína-MT expediu 02 (dois) mandados de busca e apreensão a serem cumpridos na cidade de Jaru/RO, local de residência dos empregadores acusados de reterem a documentação de pessoas contratadas para trabalharem na construção civil com suposta justificativa de necessitarem para a compra de passagens de retorno das vítimas para suas cidades de origem.
 
Fuga
 
A investigação foi iniciada após relatos de uma vítima que conseguiu fugir às pressas do local onde era mantida pelos empregadores após a retenção de seus documentos, sendo submetida a condições degradantes de trabalho com restrição ao seu direito à locomoção.
 
Segundo as investigações, trabalhadores teriam sido submetidos ao trabalho por meses consecutivos sem qualquer tipo de remuneração, além de não terem condições mínimas de trabalho, dormindo no chão e sem fornecimento adequado de alimentação diária.
 
Os investigados poderão responder por crimes de reduzir alguém a condição análoga à escravidão (Art. 149 do CP), tráfico de pessoas (Art. 149-A, II do CP), dentre outros, podendo a pena ultrapassar 16 anos de prisão.
 
O nome da operação " CAPATAZ " se deu referência ao termo utilizado para indicar o chefe de um grupo de trabalhadores, especialmente daqueles que realizam trabalhos braçais como na construção civil.

Galeria de Fotos da Notícia

CAPATAZ: Operação da Polícia Federal combate trabalho escravo em RO e MT

CAPATAZ: Operação da Polícia Federal combate trabalho escravo em RO e MT

CAPATAZ: Operação da Polícia Federal combate trabalho escravo em RO e MT

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS