COMANDANTE: PF faz operação contra garimpeiros donos de várias dragas no rio Madeira

Durante as buscas foram apreendidos aproximadamente 260g (duzentos e sessenta gramas) de minério

COMANDANTE: PF faz operação contra garimpeiros donos de várias dragas no rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Foi deflagrada na manhã dessa terça-feira, 23 de março, a Operação Comandante, que visava o cumprimento de 02 mandados de busca e apreensão que fazem parte de inquéritos de crimes ambientais relacionados ao garimpo ilegal.

 

A Polícia Federal empregou 08 (oito) policiais para realizar as buscas na cidade de Humaitá, na porção Sul do estado do Amazonas. Nessa cidade, residem alguns dos envolvidos com a exploração ilegal de minérios que causam relevantes impactos ambientais e prejuízos à saúde pública.

 

Durante as buscas foram apreendidos aproximadamente 260g (duzentos e sessenta gramas) de minério com características de ser ouro e R$ 171.000,00 (cento e setenta e um mil reais) em espécie.

 

O objetivo dos mandados de busca e apreensão é reunir provas contra os investigados, que possuem e controlam 09  dragas que são responsáveis por significativa extração de minérios valiosos (sobretudo ouro) do Rio Madeira.

 

O investigado foi preso em flagrante pelos crime do Art. 2º da Lei 8.176 e Art 55 da lei 9605.
 
 
Lei 8.176/91
 
 
Art. 2° Constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpacão, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo.
 
 
Pena: detenção, de um a cinco anos e multa.
 
 
§ 1° Incorre na mesma pena aquele que, sem autorização legal, adquirir, transportar, industrializar, tiver consigo, consumir ou comercializar produtos ou matéria-prima, obtidos na forma prevista no caput deste artigo.
 

Durante o dia, e após a análise do material apreendido, novas informações sobre a Operação Comandante serão divulgadas.

 

A operação foi chamada de Comandante em razão deste ser o nome de uma das dragas de propriedade dos inestigados, além de ser objetivo da investigação a busca pelos indivíduos que efetivamente comandam esta organização criminosa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS