SATURAÇÃO: PM deflagra operação em Rondônia para combater criminalidade

De acordo com o coronel PM Ronaldo, Comandante Geral da Polícia Militar, esta medida tem por objetivo desarticular o crime e aumentar o combate a criminalidade

SATURAÇÃO: PM deflagra operação em Rondônia para combater criminalidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Operação Saturação de Segurança Pública – OSSP foi lançada hoje, 11 de abril, em Porto Velho, no Quartel do Comando Geral, na Avenida Tiradentes, 3360, às 16 horas. De açodo com o comandante geral da PM coronel Ronaldo Flores, é uma atividade de Polícia Ostensiva direcionada e singular, que visa o combate específico do tráfico de drogas, e dos crimes contra o patrimônio, em especial o roubo e o furto, entre eles os de veículos, delitos estes que despontam como os de maior incidência no Estado.

 

De acordo com o coronel PM Ronaldo, Comandante Geral da Polícia Militar, esta medida tem por objetivo desarticular o crime e aumentar o combate a criminalidade, prendendo os marginais e oferecendo para a comunidade a paz social.

O Estado de Rondônia, como é sabido, figura no cenário nacional como porta de entrada de ilícitos, como drogas e armas, que abastecem o mercado interno e até mesmo o de outros países na Europa e Ásia.

Duas fronteiras

O Estado pode ser dividido em duas fronteiras, a fronteira norte, que vai da confluência do Rio Cautário até o final da Ponta do Abunã, perfazendo 642 km e a fronteira sul que compreende o restante do Estado, indo da confluência do Rio Cautário até a foz do Rio Cabixi com o Rio Guaporé completando os 1342 km de fronteira com a Bolívia, em sua totalidade por via fluvial.

O Município de Porto Velho é a maior capital do país em extensão territorial, possui mais de 34 mil km quadrados, sendo maior em extensão que os Estados de Sergipe e de Alagoas, também é a única capital do país que faz fronteira com um país estrangeiro.

Concentra a capital de 50 a 80 % dos crimes ocorridos no Estado, e por isso se faz necessário uma medida de austeridade, assim como na região do eixo da BR 425, que é um grande corredor de mercadorias ilícitas.

Plano

O plano é saturar pontualmente os locais estratégicos robustecendo a estrutura de resposta ao crime, prendendo criminosos e inviabilizando o mercado de delitos.

Na capital, na noite da quarta-feira, dia 12 de abril de 2018, será desencadeado a operação OSSP, lançando mão de todas as Guarnições de Força Tática do 1º e do 5º BPM, do PATAMO e do Choque, das Motocicletas da Operação Cavalo de Aço, das Guarnições da Companhia de Transito (que deverão ter o foco mais voltado ao crime do que as ações de polícia de trânsito) e das Guarnições do BPA – Batalhão de Polícia Ambiental, que deverão atuar com vistas a criminalidade, mormente marginais ocupando motocicletas, bicicletas e demais veículos.

Fronteira

Na área do 6º BPM será desencadeada no mesmo horário uma ação com duas Guarnições da UNESFRON de Guajará-Mirim e duas Guarnições da 3ª Companhia em Nova Mamoré, fecharão um circulo de 24 horas ininterruptas na BR 425, com patrulhamento e barreiras visando drogas, armas e veículos produtos de furto e roubo que por ali tomam passagem para a Bolívia.

Porto Velho

Em Porto Velho operação deverá ter seu início às 18 horas. O comandante geral que participará da Operação, disse que também os Comandantes de Unidades, Coordenador Regional de Policiamento I deverão atuar pessoalmente, “sendo tudo fiscalizado por este Comandante Geral que dará o start e acompanhará as ações in loco”.

TCO

Nos dias 13 e 14 de abril ocorrerá na capital, durante o dia, a ação prática dos Alunos a Soldado PM sobre o TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrência outra ferramenta de inigualável importância para a corporação e que será de toda valorizada, sendo necessário a definição de metas e objetivos muito claros que devem de todo modo ser alcançados.

O TCO é um caminho sem volta para a Polícia Militar, não se trata de um momento, tão pouco de uma forma de atuar, mas de uma necessidade institucional que deverá ser alcançada em sua plenitude, explicou o coronel PM Ronaldo, acrescentando que na operação OSSP tanto as guarnições envolvidas diretamente na ação, como as guarnições do serviço regular, deverão confeccionar o TCO em todos os casos que couber, cabendo aos comandantes sanar quaisquer dúvidas ou dificuldades que se apresentem, finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS