A operação tem como foco a Comissão Permanente de Licitações (CPL) de cidade. O escritório de um ex-funcionário e a casa de outro ex-servidor do mesmo órgão municipal estão sendo alvos da investigação.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Polícia Federal deflagrou nesta Manhã (05/12) a Operação NEPENTES, com a finalidade de prender os envolvidos por diversos crimes de fraude à licitações, frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção ativa e passiva, além de associação criminosa.
Foram cumpridos 3 mandados de prisões preventivas, 1 de condução coercitiva e 5 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Vilhena.
Um dos presos nesta manhã, era o Presidente da Comissão de Licitação, tendo indícios de que ele participa de um forte esquema de fraude à licitação. Outro é o ex-Presidente da Comissão de Licitação de Vilhena, atualmente atuando como empresário na assessoria para empresas em licitações.
Também foi preso um empresário do ramo alimentício, fornecedor de carne para vários locais e a sua companheira foi conduzida coercitivamente para prestar depoimento. Este empresário já havia sido preso anteriormente em razão do mesmo tipo de crime.
O empresário do ramo alimentício participou de uma nova licitação, sendo assessorado pelo empresário ex- Presidente da Comissão de Licitação, através de sua empresa e da empresa de sua companheira, frustrando caráter competitivo, além deles ameaçaram outros empresários do ramo.
Em um dos contratos fraudados versa sobre o fornecimento de carnes para o Hospital Regional e Escolas Municipais de Vilhena.
O que causou grande indignação por partes dos investigadores é que o empresário não se importava com a qualidade da carne, fornecendo inclusive, para às escolas, carnes impróprias para consumo humano com cores esverdeadas e com adição de rins e restos de carnes para moer e entregar nas escolas.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!