Durante a tarde desta sexta-feira, dia 12 de abril de 2013, a polícia civil de Rondônia deu cumprimento a trinta Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Vara de Delitos de Tóxicos desta comarca.
As diligências integram a 4ª edição da “OPERAÇÃO CERCO INTEGRADO”, que envolveu 125 policiais entre agentes, delegados e escrivães, divididos em trinta equipes, com o objetivo de combater o tráfico de drogas em Porto Velho.
Os mandados são decorrentes de investigações empreendidas pelo DENARC, GCCO (Grupo de Combate ao Crime Organizado) e DEPOM (Departamento de Polícia Metropolitana).
Ao final dos trabalhos, três pessoas foram detidas envolvidas com delitos de tóxicos, sendo que duas constatou-se tratarem-se de simples usuários e foram liberadas após assinarem termo de compromisso de comparecerem ao juízo competente.
Na casa de outro suspeito, contudo, foram localizadas várias “parangas” de cocaína e maconha, resultando na prisão de ADAILTON C.S, que confessou comercializar entorpecentes.
Também foi detido um homem com dois simulacros de arma de fogo, sendo ainda apreendida na residência deste uma motocicleta Honda Fan sem placa, uma vez que o suspeito não apresentou documento de propriedade do bem.
Um terceiro suspeito foi preso por desobediência, já que se negou em franquear a entrada dos policiais em sua casa, a despeito do mandado.
Em que pese os resultados aquém do esperado em termos numéricos, os diretores da polícia civil entendem que a mesma foi produtiva e importante, pois trinta potenciais pontos de venda de drogas foram pormenorizadamente vasculhados e evidenciam que a polícia está atuando na repressão do narcotráfico.
Segundo o Dr. ELISEU MULLER, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, esses dados reforçam a ideia do crescimento do “tráfico itinerante”, ou seja, aquele em que o traficante comercializa a droga fora de sua residência, muitas vezes em bairros localizados em outra área da cidade, entretanto a polícia já vem traçando estratégias para combater também essa modalidade criminosa.