No dia 30 de julho de 2012, uma caminhonete foi furtada de um lava jato na Rua José de Alencar, centro de Porto Velho, a vítima, o advogado Gerson Nava comunicou o fato à polícia às 18h do mesmo dia. O veículo, uma caminhonete de marca/modelo Toyota Hilux possuía um rastreador que indicava sua localização próximo à cidade de Guajará Mirim.
As polícias, Civil, Militar e Rodoviária Federal foram acionadas e o veículo foi localizado na Avenida Mascarenha de Moraes, Bairro Santa Luzia em frente à uma vila de apartamentos. O proprietário da vila explicou que havia alugado um apartamento à Josiel L.N., (conhecido no meio policial pela prática de vários furtos de veículos) e que neste dia, 30 de julho, dois elementos conduzindo a caminhonete chegaram no local e foram acolhidos por Josiel.
Os policiais saíram à procura dos dois suspeitos: um menor com 17 anos e João V.S.M., 19 anos.
A Polícia Militar os localizou na Avenida Mário Peixe, 2979, onde Emiraldo M.P., 21 anos e Marcelo S.S., 22 anos, estavam lhes dando cobertura.
João confessou ter furtado a caminhonete do lava jato no qual trabalhava e disse que havia convidado o menor para acompanhá-lo à Guajará-Mirim onde com a ajuda de Emiraldo e Josiel tentaria negociar a venda do veículo.
Todos os envolvidos e testemunhas foram apresentados à Autoridade Policial para interrogatório, João foi autuado em flagrante e contra o menor foi elaborado um boletim circunstanciado.
A caminhonete foi restituída ao proprietário e o delegado responsável pela circunscrição irá apurar a participação de cada suspeito envolvido no crime.