A 3ª Companhia do 54º BIS coordenou uma operação conjunta no último final de semana, com participação da Força de Segurança Nacional, da Polícia Militar Ambiental e agentes do IBAMA.
As tropas fizeram um grande cerco e vasculhamento na área, com o propósito de reprimir a ocorrência de ilícitos transfronteiriços e ambientais, observados os limites da Lei Complementar 136, de 25 de Agosto de 2010.
Durante o patrulhamento na Linha 6, em Jacinópolis, foi observada a aproximação de uma motocicleta. Quando o condutor do veículo percebeu a presença do Exército, parou a moto e retirou um objeto das costas.
Os militares percebendo a ação hostil iniciaram os procedimentos de segurança e advertência. O acusado se desfez de uma espingarda, abandonou a moto e fugiu a pé, embrenhando-se na mata. Os militares iniciaram a perseguição, mas não foi possível deter o homem. Após uma minuciosa varredura do local, localizaram uma mochila, também abandonada pelo fugitivo, contendo 15 cartuchos de espingarda calibre 16 e uma lanterna.
A motocicleta de marca Honda CG TITAN 125, sem placa, foi entregue para a necessária identificação no Grupo de Polícia de Jacinópolis, juntamente com a espingarda, a lanterna e os 15 cartuchos, a fim de que fossem adotados os procedimentos legais.