Na noite do último sábado (30), na avenida Tancredo Neves com a rua Aluízio Ferreira, zona Rural de Porto Velho, uma guarnição da Polícia Militar em patrulhamento de rotina, avistou dois adolescentes em atitude suspeita, quando ao aproximar-se dos dois os policiais perceberam um rapaz passando algo – um objeto - para uma menina de forma, no mínimo, estranha. Porém, ao ver o nervosismo dos jovens os policiais resolveram parar os dois.
De acordo com o Boletim de Ocorrência N°5988/2009 um dos menores ao ser parado pelos policiais acabou dizendo: “Não tô fazendo nada não doido, vocês tem que prender é vagabundo”. A imposição do jovem acabou levantando ainda mais a suspeita dos agentes, os policiais resolveram prosseguir com a abordagem e identificaram que a garota tinha apenas 11 anos de idade e o rapaz 16 anos.
Com o garoto encontraram uma quantia de aproximadamente 160 reais, ao ser questionado pelo dinheiro, ele disse que havia ganhado a quantia de seu pai. Quando questionaram a menina sobre o que o rapaz havia informado, ela não escondeu o nervosismo e ficou bastante alterada, os policiais percebendo que havia algo de errado encaminharam a menor até a UNISP (Unidade de Segurança Publica Integrada) para uma averiguação mais detalhada a ser feita por uma policial feminina. Porém, antes dessa abordagem a criança tirou do seu bolso um saco plástico contendo nove invólucros de substância entorpecente aparentando ser crack, a mesma afirmou que a droga pertencia ao rapaz que estava com ela.
Os policiais foram até a residência do menor e perguntaram aos pais dele se havia dado alguma quantia em dinheiro para o garoto e a resposta foi não, diante dos fatos foi dada voz de apreensão aos infratores e encaminhados à Central de Polícia para providências cabíveis.