PM apresenta planejamento para atuação durante carnaval 2009 na capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Hoje pela manhã, o Coordenador Regional de Policiamento I – CRP I, coronel PM Clademir Faller, juntamente com o adjunto do CRP I tenente coronel PM Adilson, estiveram reunidos no Quartel do Comando Geral da PM, com o presidente da FESEC – Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas, Silvio Santos, presidente da Comissão de Eventos de Grande Porte, Ataíde dos Santos, Adjunta da Fundação Iaripuna Berenice Simão, dirigentes de Blocos e Escolas de Samba, para apresentar o planejamento da Polícia Militar e receber a programação dos desfiles dos blocos e Escolas de Samba.
Cerca de 200 policiais militares por dia darão segurança as pessoas que participarem dos eventos de carnaval programados para ocorrer do dia 12 a 24 de fevereiro deste ano, no município de Porto Velho, em atendimento a programação apresentada pela Comissão de Eventos de Grande Porte. O tenente coronel PM Adilson disse que a violência apresentada em anos anteriores tem diminuído consideravelmente e espera, após esta reunião que os brincantes sejam orientados até quanto ao uso de bebidas em garrafa "ela pode se tornar uma arma". Uma operação em toda cidade denominada de "pré-carnaval" será realizada pela Polícia Militar para impedir ações de deliquentes nos dias que antecedem os grandes eventos.
Foram apresentados pelo coronel PM Faller os pontos positivos e negativos ocorridos no ano passado. Uma questão que chamou a atenção de todos foi quanto a troca de motoristas previamente cadastrados. Caso ocorra a PM deverá ser informada imediatamente. Outra questão debatida foi quanto aos atrasos dos blocos. "Isto inviabiliza o planejamento da segurança de todos". Os pequenos comércios que se instalam nas Ruas e Avenidas onde passam os blocos também foram questionados e a prefeitura vai orientar para que isto não aconteça. O objetivo é orientar sobre a segurança que todos devem proporcionar aos seus brincantes e o público de modo geral. "Não vamos inibir ou proibir o desfile de qualquer agremiação, a intenção, é apenas orientar de como devem proceder em situações adversas".
FESEC
Para o presidente da FESEC – Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas, Silvio Santos, o Zékatraca, disse que o Comando da Polícia Militar tem contribuído e melhorado com a segurança de todos que participam dos eventos carnavalescos. Estas reuniões são importantes porque todos nós temos uma observação a fazer e a PM explica a realidade no policiamento preventivo e ostensivo durante este período, disse Silvio.
SAMU
Representantes do SAMU informaram que este ano, o Serviço de
Atendimento terá equipes volantes – acompanhando os desfiles dos
grandes eventos – e um aumento da frota que chegará em 35% em relação
ao ano passado.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!