Denúncia aponta que chineses seriam levados a São Paulo para trabalhar
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia apresentou nesta semana denúncia contra Nilcelia Paulina Vieira Gonçalves, moradora de Ji-Paraná, por aliciamento, introdução e ocultação de chineses clandestinos no país. Se condenada, a agenciadora pode cumprir penas que somadas chegam a seis anos de prisão.
Segundo a denúncia, Nilceia Gonçalves foi presa em flagrante no último dia 25 de dezembro, em um quarto do Hotel Paraná, em Vilhena, quando arrumava os pertences de Huijuan Zhou, Zhenlin Gong, Junyao Xiao e Weixin Chen. Na ocasião ela explicou à polícia que os chineses que já haviam sido levados por um taxista até Pimenta Bueno. Com as informações, o taxista e os estrangeiros foram localizados pela polícia e levados à Polícia Federal, onde já havia notificação determinando que os chineses deixassem o país no prazo de três dias, contados de 23 de dezembro de 2008. Eles entraram clandestinamente no país e iriam trabalhar em São Paulo, capital.
No interrogatório policial, Nilcelia Gonçalves relatou que tinha a função de retirar os chineses de Vilhena, mas que não iria acompanhá-los até São Paulo. Admitiu, também, já ter levados outros chineses de Porto Velho para Ji-Paraná e Presidente Médici. Um dos estrangeiros aliciados confirmou que ele e os outros chineses iram a São Paulo para trabalhar.
O MPF/RO tem apresentado várias denúncias sobre tráfico internacional de seres humanos e acredita que exista uma quadrilha especializada no aliciamento de chineses para trabalhar no país. “Esta prática tem sido principalmente de chineses que entram no Brasil pela Bolívia”, afirmou o procurador da República Heitor Soares.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!