Nova Mamoré – O agricultor José Paulino Filho, de 49 anos, morreu durante uma derrubada em seu lote, na Linha 35, km 03, Projeto Sidney Girão, em Nova Mamoré. De acordo com o filho da vítima, João Batista de Oliveira Paulino, o acidente aconteceu quando José Paulino, ao cortar uma árvore, um cipó que estava engatado em outra árvore quebrou, caindo sobre sua cabeça, causando morte instantânea.
O cabo PM João Rodrigues, que ajudou a resgatar o corpo da vítima do local, com apoio do PM Amaury Ribeiro da Fonseca e o sargento Edmilson Cândido de Laia, informou que o fato aconteceu próximo a uma área de preservação indígena, da etnia karipunas.
“Essas devastações florestais são preocupantes, pois interfere na fauna, destrói espécies da flora, contribui para a poluição da água, do ar, das chuvas ácidas, do efeito estufa e a comercialização ilegal de madeiras nobres”, ressalta o cabo, frisando ainda que tais destruições vão desde o interesse econômico de grandes empresas, inclusive sob o argumento de geração de empregos, à sobrevivência dos pequenos agricultores.
De acordo com policiais ambientais, essas atitudes contribuem ainda para o agravamento da situação, haja vista as inúmeras autorizações falsificadas de desmatamento em regiões onde se instalaram grandes fazendas de gado.