O lavrador Manoel Messias Santos, de 45 anos, foi preso na COE – Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar, na zona sul de Porto Velho. No momento da prisão ele dizia a um dos policiais que sua companheira (amásia), junto com a amiga de sua enteada, estaria armando um meio de prejudicá-lo. O que o lavrador não contou é que antes de chegar até a COE tinha partido com um facão pra cima de sua companheira, a também lavradora Maria Auxiliadora Bezerra da Costa, de 45 anos.
Auxiliadora conta que Manoel Messias chegou em casa visivelmente embriagado, com uma garrafa de cachaça. Segundo testemunhas, Messias não queria que a amiga de sua enteada permanecesse em sua casa. A confusão começou depois que sua esposa e a enteada defenderam a permanência da jovem.
Inconformado com a “insubordinação”, Messias começou a quebrar tudo dentro de casa. Depois, pegou um facão e caminhou em direção à esposa que, temendo ser esfaqueada, saiu às pressas em busca de socorro.
No momento em que Maria auxiliadora disse que ia chamar a polícia, Messias largou a faca e desapareceu do local. Em patrulhamento, a viatura do 1º BPM, conduzida pelo PM Evan, conseguiu capturá-lo. Tentando se safar, Manoel Messias estava conversando, justamente, na sede do COE, na Avenida Jatuarana, antecipando aos policiais daquele departamento de polícia, sua versão sobre os fatos. Ele foi levado para a central de polícia, a versão teve que ser contada ao delegado de plantão.