O acampamento Flor do Amazonas, localizado na Fazenda Urupá, no município de Candeais do Jamari (20 km de Porto Velho), foi alvo de um ataque com requintes de terrorismo na madrugada desta sexta(29).
De acordo com testemunhas, aproximadamente às 3h da madrugada, dois veículos, uma Toyota Cinza, placa DPS -1127 e uma Fiat Strada, cor vinho, placa NBE – 4084, ambas de Porto Velho, com vários homens encapuzados e fortemente armados, entraram na linha e foram de barraco em barraco, expulsando os invasores.
Segundo testemunhas, os pistoleiros chegaram atirando e espancando os moradores. Nem crianças foram poupadas da selvageria. Com as pessoas dominadas, os marginais ateavam fogo nos barracos.
Um invasor foi baleado na perna. Outro deficiente auditivo está com as costas tomada de lesões. Diversos moradores fugiram em direção da selva e até agora não voltaram para o acampamento. Não se descarta a possibilidade de outros invasores estarem baleados no meio da mata. Também existe a hipótese de mortos, já que a área é de difícil acesso e até agora não foi feita a recontagem dos moradores do acampamento.
Um carro e uma motocicleta também foram queimados. Os sem terra disseram a reportagem do Rondoniaovivo que durante os ataques, um homem era chamado de sargento. Também acusaram um elemento chamado Raimundo Metralha e Geraldo, presidente de uma associação de produtores rurais da região.
Na linha em que houve o ataque, todas as casas de pequenos agricultores estão fechadas, com uma fuga em massa do local.
Os acampados estão reunidos numa casa que não foi incendiada. Uma ação de retaliação está sendo engendrada pelos remanescentes.A Br364 pode ser interditada ainda no dia de hoje.
POLÍCIA
De acordo com o sub-tenente David Inácio, o Copom da Polícia Militar em Candeias do Jamari recebeu uma chamada por volta de 5h30. Uma viatura foi deslocada ao local. Na estrada do Rio Preto, a RP cruzou com os carros que vinham em alta velocidade.
Foi solicitado apoio, sendo atendido pelo Batalhão de Polícia Ambiental. Enquanto não chegava reforço, segundo o sub-tenente, os policiais se limitaram a seguir os carros de longe. Os marginais entram na BR 364, sentido Ariquemes. O motorista da Toyota Hilux teria parado bruscamente, tendo seu comparsa que dirigia o Fiat Strada abalroado o Hilux na traseira.
Ainda segundo o policial militar, os pistoleiros desceram atirando contra a viatura e se embrenharam na mata. Ninguém foi detido. Também não existe nenhuma operação em curso para capturar os marginais.
Nos veículos foram apreendidas 8 espingardas, sendo uma calibre 12 de repetição e refrigerada com 30 munições, uma pistolas 380, 2 revólveres calibre 38 e uma faca. Também foram apreendidas quatro moto-serras e várias balaclavas ( tocas ninjas), além de uma farda “camuflada” do Exército.
CARROS
De acordo com o Detran, os veículos localizados pela Policia Militar têm como proprietários, Salim Jones (Toyota Hillux), sargento aposentado da PM. O Fiat Strada consta como proprietário Teodoro Ferreira de Brito.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Mais de 60 acampamentos da Fazenda Urupá são destruídos na madrugada desta sexta
*
PM confirma que reintegração de posse no Flor do Amazonas não acontece nesta quinta(24)
*
Acampados do Flor do Amazonas preparam “trincheiras” para resistir à despejo
*
Confira fotos da munição e veículos usados em tiroteio no Flor do Amazonas
*
Confira imagens do ataque ao acampamento Flor do Amazonas