O Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Cletho Muniz de Brito, recebeu na manhã desta quinta-feira(05) a visita de agentes da Polícia Federal de Rondônia durante a operação denominada Savana. A operação tem como objetivo cumprir mandado judicial de busca e apreensão no órgão ambiental.
Na ocasião, Brito acompanhou todo o procedimento realizado pelos agentes. A Polícia Federal, apreendeu três processos de madeireiras. Dois do município de Buritis e um de Cujubim. Na oportunidade o Assessor Jurídico do órgão ambiental foi conduzido a Superintendência da Polícia Federal para prestar esclarecimentos.
Os agentes solicitaram da Sedam uma cópia do Sisflora- Sistema de Comercialização de Transportes de Produtos Florestais, que auxilia e controla os fluxos dos produtos de origem florestal, para detectar possíveis irregularidades praticadas por empresários do setor, em plano de manejo. De posse da cópia do Sistema, os agentes terão condições de fazer uma leitura fiel da “vida” dessas empresas.
O Governador do Estado de Rondônia, Ivo Cassol ao ser comunicado do trabalho da PF, determinou ao secretário que desse total apoio às investigações, auxiliando e fornecendo qualquer tipo de informação solicitada. O governador enfatizou que se houver algum ato irregular por parte de servidores do órgão, esse será punido na forma da lei.
Cletho Muniz de Brito, disse que a Sedam está de portas abertas para todos os órgãos, seja estadual ou federal. “Trabalhamos com transparência, não acredito que na Sedam tenha algum funcionário envolvido com atos ilícitos, mas se isso for comprovado, faremos o que determina a lei”.