*Em Porto Velho/RO, 28.09.05, na BR 364, por volta das 09H00, Polícia Rodoviária Federal, após receber pelo telefone 191 o comunicado de uma Aluna da Universidade Federal de Rondônia- UNIR informando que devido a manifestações por parte dos técnicos desta Universidade estava presa dentro da instituição sem poder sair e que havia diversos alunos do lado de fora protestando por que queriam entrar para estudar e não lhes permitiam. A equipe do Núcleo de Operações Especiais da PRF deslocou-se então para ao locar para averiguar o que ocorria, onde foi contatado que havia um protesto pacifico por parte do corpo administrativo da UNIR, no portão da instituição, mas nada que impedisse o trânsito da BR e que os manifestantes não tinha a intenção de fazê-lo.* Sendo assim, a equipe da PRF colocou cones nas proximidades da manifestação no intuito de alertar aos motoristas desavisados, evitando assim a ocorrência de possivel acidente devido a concentração crescente de pessoas a margem da BR .
*A PRF esteve presente garantindo a segurança de todos cidadãos que estavam no local até as 10hs quando os portões foram abertos.
A aluna, que estava presa do lado de dentro teve sua passagem liberada espontaneamente pelo grupo por volta das 9:30hs, sem a interferência da PRF.
A PRF esclarece que embora os pedidos para abrir os portões fossem insistentes por parte dos alunos, a PRF só o poderia fazê-lo de posse de um mandado judicial.