Denúncia ? Detentos da Colônia Penal saem à noite para praticar crimes, gerente da Seapes nega
*A redação do Rondoniaoivo.com recebeu a denúncia que detentos da Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro, localizada a quatro quilômetros da zona urbana da cidade, estariam saindo tranqüilamente à noite para circular pela cidade, sem que houvesse qualquer fiscalização dos agentes que fazem o plantão na Colônia.
*Segundo o denunciante, à noite é feita somente uma chamada, aproximadamente às 19h30, e após, os detentos se recolhem e os agentes também.
*?Não existe qualquer sistema de segurança que possa impedir a saída?. Como forma de contenção, só existe um muro na frente da casa, o portão está com as laterais deterioradas, impedindo que seja fechado com segurança e as guaritas também estão destruídas.
*?. A área da colônia é de 1000 metros de frente e 2000 metros de fundo, e não é cercada.
*Gerente da Seapes nega denúncia
*O gerente do sistema penitenciário, Lorival Milhomem, afirmou desconhecer esse caso, e acredita que a denúncia foi feita por alguém que tem desafetos no presídio. *?Existem agentes que fazem a fiscalização na casa, e as chamadas são feitas no mínimo três vezes ao dia, sendo que à noite existe uma as 20h e outra as 21h30. Em cada plantão, ficam no mínimo seis pessoas fazendo a fiscalização.
* ?Caso eles realmente saíssem, com essa facilidade então porque voltariam?. Há casos de detentos que já fugiram, mas, quando recapturados, foram encaminhados novamente ao regime fechado, tendo que regredir todo o seu processo de liberdade condicional?, afirmou Milhomem
* Sobre uma possível rota de fuga pelos fundos da Colônia Penal, o gerente afirmou desconhecer sua existência.
*Ressocialização
*Lorival Milhomem afirmou que existem projetos para ajudar na ressocialização dos apenados que estão no presídio. Aqueles que estão na Colônia, estão no regime semi-aberto e podem, depois de emitida autorização judicial, sair para trabalhar. Alguns conseguem até ficar sete dias em casa ?mas tudo de forma legal?, afirmou o gerente.
*A Seapes deve fazer ainda este ano, o repasse de sementes para que seja produzida uma horta na Colônia. Enquanto as sementes não chegam, eles recebem orientações de disciplina, ajudam na limpeza interna e externa da área da Colônia.
*Existe também um projeto, já incluído no Orçamento do ano que vem, para construção de nova estrutura da Colônia, inclusive com maior sistema de segurança, em que toda a área será murada.