*A Superintendência da Polícia Federal em Rondônia informa que no dia hoje efetuou a prisão de 10 (dez) pessoas e realizou 18 (dezoito) buscas domiciliares no Município de Espigão D´Oeste, em cumprimento a mandados de prisão preventiva e busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. A ação policial recebeu o nome de “Operação Aroeira”.
*Os mandados de prisão preventiva foram solicitados pela Polícia Federal em razão do “ataque” sofrido por Policiais Federais em 17.05.2006 naquele município, quando uma equipe de policiais que estavam a serviço da Operação Roosevelt fiscalizavam as vias de acesso da reserva indígena Roosevelt e após apreender dois caminhões de madeira sem a necessária autorização para transporte e os conduzir para o quartel da PM em Espigão D’Oeste/RO, para prosseguirem com as diligências, foram cercados por cerca de dois mil manifestantes.
* Insuflados por agitadores, os manifestantes arrebataram os caminhões que estavam em poder dos policiais na frente do quartel da Polícia Militar, cortaram os cabos de aço que prendiam a carga, soltando-a, o que danificou o muro da guarnição, depredaram os veículos apreendidos, desobedeceram a ordens legítimas dos policiais federais e militares, desacatando-os e atiraram pedras e rojões contra os policiais, causando ferimentos em pessoas e danos em viaturas.
*Para apurar os fatos foi instaurado o Inquérito Policial nº 060/2006 – DPF/VLA/RO, pelo qual foram identificados os responsáveis pelas ações criminosas. Identificados os líderes do movimento, foram solicitadas à Justiça Federal as suas prisões e a expedição de mandados de busca e apreensão.
*Os presos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Ji-Paraná, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal