A corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO com apoio da seção de liberação de veículos através do chefe do setor, Pedro Miguel de Lima, desbaratou nesta quinta-feira, membros de uma quadrilha de estelionatários especializada em falsificação de documentos contra o Detran, Cartórios e contribuintes. As ações dos pretensos falsários visavam liberar veículos sem que o real proprietário tivesse conhecimento.
*A quadrilha falsificava assinaturas e selos de autenticidade, portavam também carimbos falsos. Cobravam por cada autenticação fraudulenta a importância de R$ 80,00.
*Os principais asseclas envolvidos na “maracutaia” são os seguintes: Nelson Ney Campos Costa, 35 anos; Vezeneide de Souza Geraldo, 20 anos; Fábio Nogueira do Nascimento, 26 anos.
*Suspeita-se que o indivíduo apenas conhecido por “Mendonça”, o qual trabalha no Cartório do 1º Ofício de Notas e Registro Civil esteja também envolvido nas falcatruas, pois existia um intercâmbio entre “Mendonça” e “Nelson Ney” com o fito de fraudarem o DETRAN/RO, cartórios e contribuintes.
*Mendonça fornecia selos para Ney, e Ney prestava serviço de falsificação gráfica manuscrita para Mendonça.
Esclarecendo que Ney confessou o crime e delatou a participação de outros envolvidos, que se beneficiavam com suas falsificações, quais sejam: Fábio Nogueira e seu irmão Fernando Nogueira, que são despachantes (50 falsificações); TELMA DESPACHANTES (40 falsificações); e outros supostos despachantes que não quis identificar.
*Após uma análise dos documentos falsos o Tabelião Albino Lopes do Nascimento constatou que as assinaturas não eram suas, os carimbos usados não eram autênticos e os selos de autenticidade não conferiam com os códigos usados pelo seu cartório.
*O Corregedor Geral do DETRAN, Dr. Hazael Martins, registrou a Ocorrência Policial na Central de Polícia, que investiga o caso. Ele afirmou que a Corregedoria do órgão continuará atuando e que as providência para o bloqueio destes despachantes junto ao Detran e o pedido para instauração de processo administrativo junto ao Conselho de Despachantes Documentalistas do Estado de Rondônia e Acre serão tomadas.