O Ibama, em parceria com as polícias Federal, Militar e Civil, já começou a segunda etapa da operação realizada no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Vale do Juruá, que pretende localizar exploração ou ocupação ilegal de peruanos na Amazônia brasileira. Durante a primeira etapa, semana passada, os agentes conseguiram localizar acampamentos de peruanos que tentavam retirar mais de 300 pranchas de mogno, num total de 140 metros cúbicos de madeira brasileira destruída no local.
*Flagrados retirando mogno de área de preservação ambiental, próximo ao município de Rodrigues Alves, os peruanos entraram em confronto com a polícia brasileira, um homem tentou reagir atirando nos agentes e foi ferido. Raul Sallas levou tiros no abdômen e na coxa, chegou a apresentar estado crítico, mas já está foram de perigo.
*"Eles cometeram crime contra o meio ambiente, eram estrangeiros clandestinos no Brasil e portavam armas", disse o superintendente do Ibama, Anselmo Forneck. *Os peruanos estão presos na Unidade de Recuperação Social, Manoel Néri. O inquérito está sendo conduzido pelo delegado Daniel França, da Delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul.