CNJ fará inspeção no Tribunal de Justiça de Rondônia

A equipe da Corregedoria Nacional de Justiça ficará até o dia 18 de maio, em local disponibilizado especialmente para o trabalho.

CNJ fará inspeção no Tribunal de Justiça de Rondônia

Foto: Comunicação- TJ/RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dará início, no próximo dia 16 de maio, a uma inspeção no Tribunal de Justiça de Rondônia para verificação do funcionamento dos setores administrativos e judiciais do Poder Judiciário, bem como serventias extrajudiciais do Estado de Rondônia. A equipe da Corregedoria Nacional de Justiça ficará até o dia 18 de maio, em local disponibilizado especialmente para o trabalho, com computadores conectados à internet e impressora, a fim de que possam ser analisados os documentos e informações colhidas durante a inspeção.

 

 

A portaria n. 25, de 17 de abril de 2018, instaurando a inspeção, foi assinada pelo corregedor nacional, ministro João Otávio Noronha, e pede a ampla divulgação do procedimento de praxe, voltado para aprimoramento dos serviços do Judiciário. A ideia é verificar de perto o funcionamento dos órgãos, dos serviços auxiliares, das serventias, dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro.

 

 

Durante a inspeção, pode-se visitar instalações e dependências das unidades, examinar os aspectos processuais e administrativos dos serviços prestados, manter contato com o presidente do Tribunal, o corregedor e juízes locais, diretores de secretaria e servidores, ouvindo explicações e solicitações. Para sanar eventuais falhas ou irregularidades encontradas, o corregedor Nacional de Justiça pode baixar provimentos, expedir instruções, orientações e, quanto às faltas disciplinares porventura detectadas, instaurar sindicância. As inspeções também relatam boas práticas relativas à melhoria do acesso à prestação jurisdicional, redução de custos e morosidade e à criação da cultura de mediação e conciliação nas unidades.

 

 

Instituições como Ministério Público/RO, Conselho Federal da OAB e da Seccional da OAB/RO e a Defensoria Pública da Defensoria Pública/RO, também foram convidadas a acompanhar a inspeção, caso haja interesse. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS