Justiça nega direito à herança a ex-mulher e filho condenados por assassinato

O juízo da 1ª Vara Cível de Presidente Médici julgou procedente a Ação Declaratória de exclusão sucessória por indignidade a duas pessoas condenadas por homicídio de um membro da própria família

Justiça nega direito à herança a ex-mulher e filho condenados por assassinato

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O juízo da 1ª Vara Cível de Presidente Médici julgou procedente a Ação Declaratória de exclusão sucessória por indignidade a duas pessoas condenadas por homicídio de um membro da própria família. A ação foi movida por dois filhos da vítima para evitar que os dois condenados tenham direito à herança do falecido.

Segundo a denúncia, Maria Goretes da Silva e Aristeu Felipe Silva Leite foram condenados, respectivamente, a 13 anos e 12 anos e seis meses de prisão, pelo assassinato de Aristeu Silva Leite, ex-marido de Gorete e pai de Aristeu Felipe. O crime aconteceu em 2008, no sítio da vítima, no município de Alvorada D´Oeste.

Os acusados alegaram em juízo que a declaração de indignidade estava prescrita porque o crime ocorrera seis anos antes de ser impetrada a ação, ou seja, havia passado mais de quatro anos. O juízo não aceitou os argumentos da prescrição porque a sentença condenatória do homicídio só foi prolatada em 2014.

O inciso I do art. 1.814 do Código Civil, prevê que “são excluídos da sucessão os herdeiros ou legatários “que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente”.

Na ação, a juíza Elisângela Frota Araújo Reis deixa claro que Maria Goretes terá direito à 50% dos semoventes (bens constituídos por animais) da propriedade do ex-marido porque conviveu e construiu nos 25 anos de relacionamento, portanto, antes do assassinato (princípio da meação).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS