Prefeitura E MPT garante direitos dos trabalhadores do transporte coletivo

Prefeitura E MPT garante direitos dos trabalhadores do transporte coletivo

Prefeitura E MPT garante direitos dos trabalhadores do transporte coletivo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com intermédio da Prefeitura de Porto Velho, através da Procuradoria-Geral do Município (PGM), o pagamento das rescisões contratuais

dos trabalhadores das atuais empresas que exploram o serviço de transporte coletivo está garantido. O acordo foi firmado em audiência na 7ª Vara do Trabalho, após ações impetradas tanto pela PGM quanto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Conforme explicou o Procurador-Geral do Município, Mirton Moraes, antes mesmo de ser iniciado o processo de caducidade, o executivo já havia procurado a justiça do trabalho, por se tratar de um problema que atingiria a toda a sociedade. Em conversa com o MPT, a PGM fez o alerta de que as empresas poderiam se esquivar de realizar o pagamento das rescisões, repassando o passivo trabalhista para o município, o que conforme a lei de concessões, é proibido. "Nós nos antecipamos e entramos com uma ação assim que saiu a greve, pedindo a ilegalidade. Em seguida entramos em contato com MPT para instaurar tal ilegalidade, sendo que o argumento da época, era que estava chegando a data base da categoria que não tinha com quem negociar, pois a empresa não demonstrava interesse por estar saindo", detalhou Mirton.

Ainda de acordo com o procurador, a PGM agiu de forma preventiva buscando resguardar os direitos da classe. Tanto a ação da Procuradoria, quanto o entendimento com o Ministério Público do Trabalho, que impetrou outra ação solicitando o bloqueio dos bens, foram muito importantes. “Esse acordo que saiu, essa responsabilidade, foi fruto de um trabalho do município junto com a justiça do trabalho, que através do MPT na nossa primeira ação contra a greve e a nossa intervenção e participação junto ao Ministério , garantiu por meio da ação, o acerto para pagamento de todo o passivo”, disse.

Na ocasião foi firmado ainda o compromisso do representante da Comissão de Licitação dos Transportes Públicos, Renato Djean, de incluir no contrato a ser formalizado com a empresa vencedora da licitação cláusula que garanta a absorção da mão de obra da dispensada.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS